Padre Moisés Dias, em frente à Igreja do Monte das Oliveiras em Jerusalém, Israel
Caravana dos romeiros imperatrizenses no aeroporto de Lisboa, Portugal
Imperatrizenses em frente a Basílica de São Pedro, no Vaticano

Raimundo Primeiro

O jantar de confraternização que lembrou a excursão a França, Israel, Itália e Portugal, denominada "Peregrinação Fé e Coragem", aconteceu na noite de quarta-feira, 23 de agosto, no Restaurante Ponto da Picanha, localizado na rua Sergipe, 189, bairro Juçara, reunindo as vinte e duas pessoas que fizeram parte do grupo que percorreu, durante dezessete dias, Santuários Marianos e a Terra Santa. 
A confraternização da caravana católica imperatrizense foi iniciada às 20h e concluída por volta das 22h20min. Encontro permeado por "momentos inesquecíveis", contou para a reportagem O PROGRESSO o advogado Antônio Torres, acrescentando: "e muita reciprocidade".
Articulação - A viagem foi articulada e organizada pelo padre Moisés Dias, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de João Lisboa, cidade distante 12 quilômetros de Imperatriz.
Os detalhes, elaborados durante dez meses, constaram de dois encontros realizados com o objetivo de preparar espiritualmente os integrantes da excursão. "Foi a forma encontrada para que a gente se conhecesse melhor", disse a professora Conceição Medeiros Formiga, componente do grupo. 
A Itiquira, sediada em Brasília (DF), foi a empresa de turismo, com escritórios em diversos países, contratada para levar a caravana imperatrizense. O pessoal fez uma viagem tranquila e repleta de surpresas, com momentos que jamais serão esquecidos, conforme destacou o empresário Atenágoras Reis Batista, que foi acompanhado da esposa, Rosemary Lima das Chagas. 
Embarque - O grupo embarcou em 7 de julho e retornou a Imperatriz no dia 25 do mesmo mês. Durante os dezessete dias, eles visitaram Toulouse, Lourdes, Lisieux, Rio Sena e a Torre Eiffel (França), Jafa, Haifa, Ein Karen, Cafarnaum e Jerusalém (Israel). 
Os romeiros de Imperatriz conheceram a Itália, visitando Roma e todo o complexo das grandes igrejas, entre as quais a Capela Sistina, Basílica de Santa Maria Maior, Arquibasílica de São João de Latrão e Basílica de São Paulo, além do Coliseu e do Arco do Triunfo.
Livro - Todos os detalhes sobre a viagem "Peregrinação, Fé e Coragem" serão narrados por Conceição Formiga, envolvidas há anos nas ações da Igreja Católica em Imperatriz, no livro que já começou a ser escrito pela professora, agora membra da Academia Joãolisboense de Letras (AJL). A nova obra da autora deverá ser lançada até dezembro. 
No final do encontro de quarta-feira, o grupo confirmou que realizará, ordinariamente, a cada três meses, momentos de confraternização e reafirmação da confraria, estabelecendo outros calendários de viagens. 
Grécia - O padre Moisés já trabalha na preparação de outra excursão, agora para conhecer os caminhos do apóstolo Paulo pela Grécia, caso do Mar Egeu, por exemplo, marcada para setembro de 2018, com a duração de quinze dias.
 
FIQUE POR DENTRO
A reportagem levantou que Ein Karem é um bairro de Jerusalém (Israel), onde João Batista nasceu e passava a sua infância.
A Basílica Papal de São Pedro fora dos muros é uma das quatro basílicas papais de Roma e uma das sete igrejas de peregrinação de Roma (Itália), constituindo-se em uma das propriedades extraterritoriais da Santa Sé em território italiano e fora do Vaticano, significando que a Itália está legalmente obrigada a reconhecer a soberania papal no local. 
Integram o complexo, a Basílica de São João de Latrão, Basílica de Santa Maria Maior e Basílica de São Pedro.