No Calçadão, as lojas já esperam pelos compradores
Marco Aurélio
Fernanda Franco
Paulo Gomes
João Batista

Raimundo Primeiro

Há 15 dias da Copa do Mundo, que será aberta em 12 de junho, o clima começa a tomar conta dos imperatrizenses, mesmo que paulatinamente, conforme constatou a reportagem, percorrendo ruas centrais e de bairros durante a manhã dessa terça-feira, 27 de maio.
Os imperatrizenses já estão indo ao comércio e pesquisando preços. Os itens mais procurados, até o momento, como sempre acontece durante o período em que o mundial de futebol é realizado, são eletroeletrônicos, com destaque para os televisores.
Aos poucos, os estabelecimentos comerciais estão ganhando aspectos que lembram a Copa do Mundo, com os lojistas começando a decoração das lojas, principalmente em áreas comerciais do Centro e dos principais bairros, caso da Vila Lobão e da Nova Imperatriz.
Na rua Piauí, entre as avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa, o clima de Copa do Mundo é predominante há dias. O verde e amarelo deu novo visual a artéria. As bandeirolas tremulam e dão um toque especial, contagiando ainda mais as pessoas que circulam pelo local.

Lojistas do Calçadão otimistas
Na Avenida Getúlio Vargas, principalmente na região do Calçadão, a euforia em relação ao clima de Copa do Mundo também toma conta dos lojistas, que preparam programação especial para o período, visando o aumento das vendas, principalmente as costumeiras promoções.
O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Marconi Marques, ressalta que, apesar de o comércio da área não registrar vendas consideráveis ao longo dos últimos dias, acredita na reversão do quadro nas próximas horas em virtude da aproximação do início da Copa do Mundo do Brasil.
Segundo Marconi, como sempre ocorre em datas especiais, o consumidor deixa tudo para a última hora. Ou seja, a tendência é de que as vendas sejam elevadas já a partir deste final de semana. “Estamos motivados e esperando pelos compradores”, reforça.
Marconi reafirma que as cores da Seleção Brasileira estão em alta. Muitas pessoas já estão, observa o lojista, usando produtos lembrando o escrete canarinho, caso das pulseiras e dos chapéus, com o verde e amarelo em destaque.
Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com empresários do ramo de comércio e prestação de serviços mostrou que 56% dos empresários têm a expectativa de aumentar suas vendas durante o período de realização da Copa do Mundo no Brasil.
Desse percentual, ainda de acordo com o órgão, 16% afirmam estar extremamente otimistas quando à possibilisase de vender mais. Cerca de um terço (33%) dos entrevistados estão indiferentes, isto é, acreditam que as vendas não devam alterar em função do torneio e somente 7% esperam queda nas vendas.

O mundial, segundo a população

“Olha, estou acreditando no Brasil, torcendo e confiante de que a nossa seleção vai ser a grande campeão”.
Marco Aurélio ITZ, técnico em Informática.

“Aos poucos, o Brasil vai melhorando, dando sinais de que o hexacampeonato será nosso, portanto, estou confiante”.
Fernanda Franco, atendimento.

“Aos poucos, estamos registrando aumento nas vendas. Por isso, acreditamos que o quadro vai melhorar nos próximos dias”.
Paulo Gomes, fotógrafo.

“Sou brasileiro, estou confiante de que a Copa do Mundo vai ser nossa. Estou torcendo e acreditando”.
João Batista, setor financeiro.