Após a rigorosa temporada de audições realizadas no último fim de semana no estado de São Paulo, o bailarino do Grupo de Danças Pasárgada, Jorge Luís Nunes, retornou a Imperatriz com mais uma conquista para a carreira na dança e para os imperatrizenses: o bailarino foi um dos selecionados para cursar ballet clássico nos Estados Unidos.
A vaga foi garantida para o curso de verão do Miami City Ballet, localizado na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Esta é uma das maiores e mais respeitadas companhias de ballet do mundo e uma das mais conceituadas da América, conhecida pelas grandes produções, excelência de ensino e formação de grandes artistas.
“Pra mim, é muito gratificante alcançar resultados assim, porque mostra que a luta contra o preconceito não foi em vão. Com isso, mesmo vivendo num país em que a cultura e o clássico não são valorizados e são pouco oportunizados, posso mostrar que você consegue chegar lá fora e alcançar onde você quer chegar”, conta Jorge.
Apesar da vitória recente, com apenas 16 anos, o bailarino já contabiliza a quarta bolsa de estudos para os EUA, das quais teve oportunidade de cursar duas.
Premiações – Jorge Luís já participou do Festival Internacional de Dança Amazônica (FIDA), onde conquistou o prêmio de Bailarino Revelação e bolsa de estudos na Escola de Danças de Miami City Ballet, nos Estados Unidos, uma das maiores instituições para o ensino clássico do mundo. Logo em seguida, ganhou o 1º lugar no Festival Internacional de Dança do Rio de Janeiro, o Entreatros, o qual é premiado com indicação de Melhor Bailarino.
“Eu agradeço muito aos meus amigos e colegas de trabalho do Grupo Pasárgada e agradeço também ao meu ex-professor, Gilbert D’Assis, que foram as pessoas que me motivaram ao desejo de crescimento e a buscar a carreira fora do país”, agradece Jorge.
Todo o sucesso e história de vitória em combate ao preconceito resultou em uma bolsa de 5 mil dólares, para um ano de estudo na Universidade de Artes da Carolina do Norte (UNCSA), nos Estados Unidos, além de bolsa integral voltado ao estudo da dança clássica e contemporânea no Joffrey Ballet School, em Nova York, também nos EUA.
A mãe do bailarino, Joelma Elis Nunes, foi a maior incentivadora da carreira do filho no ballet clássico e conta sobre o orgulho de mais uma conquista. “Essa foi mais uma vitória na vida dele e eu fico sempre muito feliz por isso. Foram muitos anos de luta, superação contra o preconceito, e ver que ele chega até aqui é sempre gratificante”.
Desafios – “A gente infelizmente não manteve o Jorge nas outras bolsas que ele ganhou por questões financeiras. Ele estuda na companhia gratuitamente, mas temos que custear estudo, moradia, higiene, enfim, os gastos de vida dele lá”, conta a mãe de Jorge Luís sobre as dificuldades de realizar o sonho de estabilizar o filho numa grande companhia.
Para representar o estado e a cidade de Imperatriz nos palcos norte-americanos, você pode contribuir com a estadia de Jorge. Basta entrar em contato pelo e-mail grupopasargada@gmail.com para conhecer mais desta história e ser um possível patrocinador deste talento. (Assessoria de Comunicação)
Comentários