Euclides Antonio Viêra, presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz

Domingos Cezar

"A cidade de imperatriz vive hoje seu melhor momento com um desenvolvimento crescente em todos os setores da economia". A afirmação é do empresário Euclides Antonio Viêra, atual presidente da Associação comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e vice-presidente da Federação das Associações Empresariais do Maranhão - FAEM.
O empresário catarinense desembarcou na cidade há 25 anos e vislumbrou um progresso que viria anos depois. Começou com uma indústria de madeira, mas ampliou para uma grande loja - a Maquisul, que vende máquinas e equipamentos e emprega mais de cem trabalhadores. Ele credita que esse crescimento, aliado ao desenvolvimento, deu-se nos últimos quatro anos.
Para ele, a intervenção do poder público, correndo atrás de investidores e oferecendo a estes condições econômicas de se instalar na cidade, teve um papel primordial no atual desenvolvimento. "O prefeito Sebastião Madeira teve esse importante papel como administrador, buscando esses grandes investimentos que aqui chegam todos os dias, a exemplo da Suzano Papel e Celulose", observa.
Em função desse quadro, o empresário transformou sua loja em uma empresa cidadã, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da cidade, colaborando com este polo, principalmente na área do meio ambiente. Recentemente, Euclides Viêra firmou parceria com a diretoria do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), no sentido de patrocinar lixeiras que serão implantadas por toda a cidade.
O empresário há alguns anos vem contribuindo com esse setor, patrocinando grades que protegem as árvores plantadas por toda a cidade. Na Associação Comercial e Industrial, como líder da classe empresarial, ele orienta e incentiva os colegas a também participarem da campanha "Cidade Limpa", por entender que o empresário ganha morando numa cidade aprazível e ganha porque tem direito a exibir o patrocínio de sua loja por toda Imperatriz.
A ideia do empresário vem ganhando corpo a cada dia, ganhando assim o apoio de outras empresas, a exemplo da própria Suzano, que já fez doação de 50 lixeiras que vão ser implantadas com as demais pela cidade. "Quando nós temos uma administração voltada para os interesses do povo, vale a pena a gente investir", reconhece o empresário.