Nos próximos dias 3, 4 e 5 de dezembro, acontece a Jornada Jurídica sobre Hermenêutica Constitucional e Jurisdição Penal, que contará com a presença de palestrantes da Itália e de Portugal, além de renomados brasileiros. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre outras, já está confirmada a presença de José Carlos Cosenzo, promotor no caso Matsunaga- empresário do grupo Yoki assassinado pela esposa. Da maranhense Ana Luíza Almeida Ferro, autora do livro “Crime Organizado e Organizações Criminosas Mundiais”, considerada a obra mais completa sobre essa temática atualmente; os italianos Gianni Vattimo e Antonella Massaro e do português José Manoel Peixoto Caldas.
A Jornada engloba dois importantes congressos jurídicos, no dia 3 acontece o I Seminário Nacional de Direito Constitucional, sob a coordenação do professor doutor Weliton Sousa Carvalho, também juiz da quarta vara criminal de Imperatriz. E nos dias 4 e 5, o I Colóquio Ítalo Brasileiro de Hermenêutica Constitucional e Ciências Criminais, coordenado pelo professor pós-doutor e promotor de justiça Cássius Guimarães Chai.
O evento é voltado para alunos, professores, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação em Direito, membros do Ministério Público, defensores públicos, juízes e advogados. As inscrições podem ser feitas no Praetorium, localizado na Avenida Dorgival Pinheiro, nº 1000, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz, ou em qualquer uma das faculdades de Direito da cidade. O investimento é de R$ 120,00 para alunos e R$ 240,00 para profissionais, com desconto especial no mês de novembro. Os participantes receberão certificado de trinta horas de atividades complementares. (Liana M. Lima)