O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, está construindo em Imperatriz uma Unidade de Segurança Comunitária, a primeira no interior do estado.
A Unidade de Segurança Comunitária de Imperatriz está sendo erguida na Avenida Industrial, onde funcionava o antigo posto da Polícia Militar.
O subcomandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Imperatriz, Major Brito Júnior, informou a O PROGRESSO que as Unidades de Segurança Comunitária no Maranhão têm os mesmos moldes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), construídas no Rio de Janeiro e que estão dando certo.
Segundo o oficial, vão ser mantidos policiais na USC de Imperatriz, que trabalharão apenas na área do Grande Santa Rita, abrangendo vários bairros. “A USC de Imperatriz será independente e comandada por um Major”, disse Brito Júnior.
A primeira USC do interior do estado está prevista para ser entregue à comunidade até o final do ano, quando será inaugurada.
Operação
O Major Brito Júnior informou que policiais militares do 3º BPM estão realizando operação na Beira-Rio para o combate a assaltantes, que nos últimos dias vinham aterrorizando as pessoas que procuram o local para o lazer.
Segundo o oficial, estão realizando ação policial com o uso de barcos para o combate aos chamados ‘piratas’, que vinham fazendo assaltos na Beira-Rio e fugindo pelo rio. “Estamos realizando essas ações na área para que possamos chegar a outros componentes do bando, que teve parte presa na semana passada”, disse Brito.
Homicídios
O Major Brito informou, também, que o número de homicídios caiu praticamente a zero na área do 3º BPM. Depois de 37 dias sem esse tipo de crime na área do 3º BPM, a tranquilidade foi quebrada e um foi registrado. A vítima foi Mateus Santos Chaves, que foi assassinado no fim da tarde da última segunda-feira (28) com um tiro no peito esquerdo.
A respeito desse crime, o Major Brito informou que a vítima tinha ido ao local onde ocorreu o crime, Rua Porto Rico, bairro Imigrantes, para matar o seu desafeto, que foi identificado apenas por Jackson, mas quem acabou morrendo foi ele.
Comentários