Esta semana durante comemoração da Associação dos Surdos de Imperatriz (Assim), a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fez a entrega da Escola Bilíngue para Surdos à comunidade de Imperatriz. A unidade de Imperatriz é a primeira do maranhão e a sétima do Brasil.
A Escola Bilíngüe foi criada pelo prefeito Sebastião Madeira, através da Lei Ordinária n° 1453/2012, que dispõe sobre sua criação no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Imperatriz e dá outras providências.
A escola, conforme explica o secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro, é vinculada à Semed e atende crianças, jovens e adultos com surdez e surdocegeria. “É uma satisfação participar de um momento único na história de Imperatriz. A Escola de Educação Bilíngüe esta vinculada à Secretaria de Educação e é destinada a atender crianças, jovens e adultos com surdez associada a outras deficiências, e surdocegeria. Caberá à família, se o aluno for menor, ou ao próprio aluno, se maior, optarem por este serviço”.
Zesiel explicou ainda que a escola atenderá as etapas infantil e ensino fundamental regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
O prefeito Sebastião Madeira ressaltou que esta é mais uma ação da Semed que tem construído em Imperatriz uma educação com prioridade no desenvolvimento humano e oportunizando igualdade de acesso a todos. “A Prefeitura de Imperatriz, através da Semed, tem desenvolvido um belíssimo trabalho na educação de Imperatriz. Em toda a Rede Municipal temos percebido o esforço com formação continuada para professores, material didático de qualidade para os alunos e, agora, mais um avanço com a criação da Escola Bilíngüe. Esta escola oferecerá a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua, na perspectiva da educação bilíngüe”, explicou.
A Escola de Educação Bilíngüe funciona no antigo prédio da Escola São José do Egito.
Sobre a Assim
Associação dos surdos de Imperatriz (Assim), antiga Associação dos deficientes auditivos de Imperatriz (ADAI), é uma instituição civil, sem fins lucrativos de caráter assistencial que tem como objetivo principal “a educação e integração do surdo na sociedade, visando seu bem estar social, desenvolvimento cultural, pedagógico e treinamento das habilidades para o mercado de trabalho”.
A Assim foi fundada no dia 03 de março de 1989, e nesse mesmo ano passou a ser sediada pela Escola Governador Archer. Através do Dr. Ubirajara ela recebeu o apoio do Rotary Clube, que é um parceiro até hoje.
Muitos anos se passaram e muitas foram às dificuldades enfrentadas até o momento em que a então professora, e voluntária da Assim, Maria Ivanilde assumiu a Direção Geral da Escola Governador Archer tornando-a um espaço inclusivo.
Hoje uma das grandes preocupações da Assim, além da educação, é a socialização do surdo, e conscientizar a sociedade de que as pessoas surdas podem ser inseridas no mercado de trabalho.
Acreditar nas capacidades profissionais de uma pessoa surda é dar a ela a oportunidade de comprová-la, a fim de que exerçam atividades profissionais, possibilitando que o mesmo possa ter oportunidade de desempenhar uma vida social com dignidade.
A Assim busca sempre desempenhar um excelente trabalho buscando constantemente parcerias na sociedade para somar ideias, oferecendo condições igualitárias às pessoas com necessidades especiais e promovendo o enriquecimento de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. (Comunicação)
Comentários