Illya Nathasje
Prevista para ser inaugurada entre o final de outubro e meados de novembro, a unidade do SEST SENAT de Imperatriz está instalada em uma área de aproximadamente 30.000 metros quadrados, com área construída em torno dos 10.000 metros quadrados (na BR-010, altura do Coco Grande, já na saída para o Barra Grande) e trará para a região uma oferta de cursos de qualificação e treinamento, especialização, enfim, voltada para o trabalhador de transportes, além de atividades de lazer, esportes e atendimento médico, clínica geral, odontológico, fisioterapia, psicologia e oftalmologia. Essa prestação de serviços é extensiva para as famílias dos associados e ainda à comunidade imperatrizense.
A obra está concluída, a estruturação de equipamentos está em fase final de instalação e para sua inauguração virá o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), senador por Minas Gerais, Clésio Andrade, afirmou José Cláudio Costa Ribeiro, que é o diretor do SEST SENAT em Imperatriz, destacando que não somente os motoristas, mas todos os trabalhadores, rodoviários, urbanos, taxistas, mototaxistas, caminhoneiros autônomos e seus familiares passarão a usufruir da melhor estrutura existente.
O SEST SENAT é uma instituição do sistema S, ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), e desde sua criação, em setembro de 1993, atua na qualificação, na atualização profissional e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores do setor de transporte. José Cláudio destacou ainda que também as instalações da unidade de Imperatriz serão abertas à comunidade, como é prática comum em toda a rede.
Com a instalação da Suzano Papeis e Celulose, a presença da Vale, as obras da aciaria em Açailândia, a entrada em funcionamento da UHE Estreito e a - agora confirmada - construção da Usina de Serra Quebrada (a licitação está sendo preparada e acontecerá no mais tardar até março do ano que vem), a consolidação do polo gesseiro em Grajaú (perspectiva de ser a terceira maior jazida do país) e a descoberta de gás em Jenipapo dos Vieiras), além de minério na região do Amarante, Imperatriz, desde sempre, polo regional é a cidade que mais tem crescido no Maranhão e tem na prestação de serviços a principal atividade econômica, além da pecuária e a agora aquecida construção civil.
Para todo esse conjunto, a base da infraestrutura dessas atividades está na qualificação, aí incluído o transporte e seus profissionais em todos seus segmentos, por sua movimentação, principalmente de cargas. Nos últimos três anos, Imperatriz assumiu um novo perfil com a instalação de novos empreendimentos. Na área da industrialização, a chegada da Suzano trouxe no lastro da cadeia produtiva uma série de outras empresas, inclusive ligadas a segurança do trabalho; na ampliação da oferta de serviços, um shopping já inaugurado e um outro, em andamento, a instalação de revendedoras de novas marcas de veículos (quatro), de caminhões (uma), máquinas agrícolas (duas), motos (duas), de (duas) megalojas de supermercados e na construção civil, um mercado aquecido por centenas de novas construções na área comercial e aos milhares, na área residencial, acrescido da renovação ou ampliação de milhares de edificações. Essa gama de novos investimentos tem atraído para Imperatriz novas empresas, inclusive de transporte e carga. Sintomático nessa nova fase de crescimento que Imperatriz vive é a construção de três novos hotéis já em edificação e a projeção de outros dois. Havia décadas o segmento hoteleiro não se renovava.
O SEST SENAT de Imperatriz, catalogado na CNT como a unidade de número 97 (137 em todo o país), possui uma infraestrutura completa para a realização de cursos, sete salas de aula, sala de vídeo, laboratório de informática, biblioteca e oficina pedagógica e auditório para 180 pessoas, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e cadeiras para pessoas acima do peso. Se para a qualificação a disponibilidade é excepcional, a estrutura montada para proceder atendimentos na área de saúde não deixa por menos: clínica geral, sala de fisioterapia, clínica psicológica, consultório oftalmológico e uma clínica odontológica dotada de raio-x e sua estrutura até então inexistente na cidade e região, 8 cadeiras e capacidade anual para realizar até 1.800 atendimentos odontológicos, inclusive com obturação e clareamento a laser. Na clínica médica a expectativa é de 1.100 atendimentos anuais.
As atividades esportivas e de lazer acompanham a estrutura do complexo, piscina infantil e piscina semiolímpica para adultos, 2 quadras poliesportivas e 2 campos de futebol society, parque infantil, quatro churrasqueiras, além de restaurante e lanchonete. Imperatriz é a segunda cidade do Maranhão a ter uma unidade do SEST SENAT, a outra é São Luís.
Ao destacar que a formação profissional de qualidade é fundamental para os trabalhadores em transporte, José Cláudio afirmou que o SEST SENAT está permanentemente atento, acompanhando a tendência e as necessidades do mercado, com o objetivo de atender às demandas do mercado de trabalho, criando até novos cursos, se preciso. “Uma iniciativa importante adotada pelo SEST SENAT é que sua estrutura disponibilizada ao trabalhador está aberta também para suas famílias e ainda para a comunidade, desde que existam vagas nos cursos ofertados”, finalizou.
Quem conhece a estrutura do SEST SENAT conclui que a instalação da unidade chega em momento oportuno. Em Imperatriz e região o espaço da unidade vai contribuir não só para melhorar a qualificação profissional, mas também a saúde do trabalhador em transporte e a agregação de renda, porque trabalhador qualificado tem que ser trabalhador melhor assalariado. Finalmente, como disse José Cláudio, a valorização da família, que pelo conjunto interativo só tem a ganhar. - É qualificação para o trabalhador e para suas famílias, esporte, lazer e saúde.
Madeira destaca empreendimento
“A instalação do SEST SENAT em Imperatriz vem em um momento mais que oportuno. Passamos sempre por ciclos de desenvolvimento, como o do arroz, da madeira e do garimpo, mas os últimos três anos consolidam uma virada, e passamos a ter um desenvolvimento contínuo. Além da prestação de serviços, Imperatriz com a chegada da Suzano descobre a força da industrialização e temos, hoje, muitas empresas de transportes”. Assim, o prefeito Madeira definiu benefícios que o trabalhador de Imperatriz e região vai ganhar. Com o SEST SENAT, Imperatriz terá um lugar que vai permitir que os trabalhadores e suas famílias tenham seu espaço para o aprendizado, a qualificação, esporte e lazer. E também porque o SEST SENAT vai cuidar da saúde da família trabalhadora.
Comentários