Em comemoração ao Dia das Bruxas de 2014, será realizada hoje (31) a festa “Halloween Rock Fantasy”, a partir das 22h, na Usina (Beira Rio), com apresentações musicais. A informação foi prestada por Luciano Figueiredo, vocalista da banda Pilantropia.
“Nesta sexta-feira a banda Pilantropia brinda os amantes do rock com uma festa à fantasia com muito rock and roll na companhia das bandas Low Life e Pandora. O evento ocorre na data do halloween, dia 31 de outubro, às 22h, na antiga USINA. O local foi palco de muitos eventos de música alternativa em 2010-2011 e agora a banda volta matando a saudade num evento que promete”.
“Adorei a ideia de realizar em Imperatriz uma festa de halloween e à fantasia. A proposta é criativa e chama atenção do público a participar”, afirmou a universitária Andréa Fernandes.
Para Adinan Rocha, contrabaixista da banda Pilantropia, o halloween é mais que uma simples data ou festa. “O halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Realizar uma festa assim em Imperatriz é sair do lugar comum e dar ao público opções de diversão diferente das demais que vemos nos bares e eventos noturnos de Imperatriz”.
A festa seguirá a tradição internacional, portanto à fantasia. Uma das características principais do halloween são as fantasias, pois durante a comemoração adultos e crianças se fantasiam e saem às ruas para pedir doces. Veja a seguir a lista com as fantasias mais requisitadas para a data: Bruxa, Capetinha, Mortícia (Família Adams), Mago, Osama Bin Laden, Vampiro, Múmia, Cleópatra, Caveira, Princesas, Animais, Superman, Mulher Maravilha, Mulher Gato e Homem Aranha.

A história da data
Tendo como origem as celebrações dos antigos povos celtas, o termo “halloween” foi utilizado pela primeira vez cerca do ano de 1745. Derivado da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. No Cristianismo, existe o costume de celebração das chamadas Vésperas. No último serviço religioso do dia, depois do anoitecer, se celebra o dia que está por vir. Na Antiga Religião celta existia o Samhain, a Festa dos Mortos (no Cristianismo é celebrado dia 2 de novembro). 
Com a Cristianização das Ilhas Britânicas, de maioria Celta, houve uma mistura dos costumes das 2 religiões. Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1º de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe’en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das Bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a igreja católica eliminou o dia de Martinho Lutero, que foi o fundador da igreja protestante, e disse que a salvação é pela graça e não pela obra (indulgências). Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como Day of Martin Luther. Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como “dia das bruxas”, uma lenda histórica. (Luana Barros)