Willian Marinho

O Departamento Estadual de Trânsito - Detran divulgou esta semana a estatística de veículos registrados em todo o estado. Mais uma vez a cidade de Imperatriz ficou em segundo lugar no total de carros em circulação. Perdendo apenas para a capital, São Luís. Contudo, Imperatriz está em primeiro lugar quando o transporte são motocicletas. Do total de 103 mil veículos, 42.910, equivalente a 41,55 por cento, são motos. O balanço fecha o ano de 2012 e representa um aumento em torno de 20 por cento em relação a 2011.
Para o diretor adjunto da Ciretran – Imperatriz, João Kleber, que ocupou a inspetoria da Polícia Rodoviária Federal, estes números podem provocar em poucos anos um colapso completo no trânsito da cidade.
“Já estamos enfrentando dificuldades ao trafegar pelas ruas, isto porque falta um planejamento e principalmente um acompanhamento das alternativas de circulação”, frisou.
Kleber lembra ainda que além desta frota, há ainda um detalhe importante: “Temos mais de 10 mil veículos flutuante circulando diariamente em Imperatriz, vindos de outras cidades, o que agrava ainda mais o trânsito e se torna caótico, especialmente nas horas de pique, como almoço e final do dia”.
A quantidade de veículos aliados, a educação e habilitação tem apontado a cidade de Imperatriz como uma das mais violentas no trânsito, não só do Estado, mas envolvendo as capitais, São Luís, Belém e Palmas. Só em fevereiro foram mais de 180 e agora em março já foram registrados mais de 60. E tem ainda os que não registram e não há vítimas. Os dados apresentados são aqueles em que o Samu faz atendimento.
 
Veja o relatório completo do Detran sobre os números dos veículos em Imperatriz.