Willian Marinho

Imperatriz está perto de ter um veículo para cada três habitantes. Com isso, faltam vias e também consciência dos condutores para tornar o trânsito mais organizado e seguro. Quem trafega diariamente em Imperatriz já deve ter percebido: há cada vez mais automóveis pelas ruas.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), são 86.370 mil veículos rodando atualmente na cidade, um crescimento de 42% da frota em relação ao ano passado. É quase um carro para cada três habitantes. Isso mostra que o poder aquisitivo dos imperatrizenses está crescendo e a economia, aquecida. Por outro lado, você já se perguntou se essa grande quantidade de veículos terá espaço suficiente para trafegar nas vias públicas da cidade?
Até setembro de 2011, foram emplacados mais de 7.934 mil veículos. Com tanto carro nas ruas, a desordem no trânsito está consumada. São motoristas pegando contramão, furando semáforo, fazendo ultrapassagem indevida, circulando por calçadas quando há engarrafamento, entre outras situações.
Estacionamento em locais proibidos também é um dos principais problemas. Veículos estacionados em calçadas, em locais com faixas amarelas, em vagas exclusivas para idosos ou deficientes, nas esquinas de ruas ou pontos de táxis são algumas das situações comumente vistas nas vias públicas da cidade.
Somente no mês de setembro deste ano, foram registrados mais dois mil acidentes de trânsito nas ruas, além de centenas de infrações dadas pela Secretaria Municipal de Trânsito pelas mais diversas irregularidades feitas pelos condutores na direção que, se comparadas ao mesmo período do ano passado, tiveram um acréscimo de 23%. Entretanto, os números ainda são elevados, segundo especialistas.
Conforme estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, as infrações campeãs são transitar em velocidade superior à máxima permitida, avançar o sinal vermelho do semáforo e parar sobre faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso e não usar cinto de segurança.
O ano de 2011 ainda não terminou, mas não deverá bater o número de carros novos circulando na cidade. No ano passado, foram emplacados 10.259 veículos. Em 2009, foi registrado o segundo maior número de carros novos emplacados em Imperatriz: 9.179.
A frota completa, de acordo com estatísticas do Detran do Maranhão, em Imperatriz é a seguinte:

Motocicleta 36.529
Automóveis 25.148
Motonetas 9.602
Caminhonetes 5.151
Caminhões 2.802
Reboque 1.246
Utilitários 290
Ônibus 279
Semirreboque 258
Micro-ônibus 193
Triciclo 23
Side-car 2

Como não se registra ou emplaca bicicletas, não há números oficiais quanto à quantidade deste tipo de transporte que circula na cidade, além das carroças, que há dados apenas na Setran. De acordo com informações de especialistas, Imperatriz tem aproximadamente circulando diariamente pelas ruas dez mil bicicletas e mil veículos de tração animal. Somados aos veículos de outras cidades que circulam, há algo em torno de 10 a 15 mil todos os dias.
Isso agrava ainda mais o trânsito da cidade em função da falta de uma organização de ruas, hoje voltada apenas a cinco vias: Getúlio Vargas, Luís Domingues, Benedito Leite, Dorgival Pinheiro, Bernardo Sayão e Santa Teresa.
Após o viaduto, a situação fica mais complicada, tendo em vista que apenas a Avenida Babaçulândia atende à intensa movimentação de veículos diariamente.