Em 2016, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, fiscalizou 74 bombas de combustíveis na cidade de Imperatriz. Desse total, 76 foram reprovadas, o equivalente a um índice de 16%.
As principais irregularidades são selo do Inmetro rompido, mau estado de conservação das bombas, especialmente na parte elétrica, vazamentos e alguns casos de erro de vazão (volumetria).
Com o objetivo de orientar os empresários do setor de bombas de combustíveis de Imperatriz, o Inmeq-MA realiza na manhã desta quinta-feira, 22, às 9h, no Centro de Convenções, a palestra com o tema "Normas do Inmetro para bombas medidoras de combustíveis". A palestra faz parte da programação da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, do governo do estado.
A programação de palestra continuará à tarde, às 14h30, com o tema "Regulamentação do Inmetro para produtos pré-medidos", voltada para supermercados, padarias e indústrias de bebidas e outros comércios que vendem produtos previamente embalados. Na ocasião, o Inmeq-MA fará demonstrações em balanças de procedimentos de como embalar e pesar os produtos.
"Este trabalho visa orientar aos empresários, com o objetivo final de defender os direitos do consumidor nas relações de consumo, de forma que ele pague somente pelo peso real", explica o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior.
No momento, o Inmeq-MA está com equipes em Imperatriz fiscalizando bombas de combustíveis, de balanças e produtos industriais cedidos no comércio local como eletroeletrônicos, brinquedos, enfim todos regulamentados e que devem conter obrigatoriamente o selo do Inmetro.
Na Caravana Empresarial, as palestras visam orientar aos empresários da região para que evitem erros e, consequentemente, autuações.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15907
Comentários