O secretário de Agricultura, José Fernandes, destaca a realização do 10º Enel em Imperatriz

O 10º Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel) será realizado no período de 24 a 26 de outubro, em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão. Os preparativos para realização do evento estão em ritmo acelerado. A previsão é contar com a maior participação do público-alvo.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), José Fernandes Dantas, da Prefeitura de Imperatriz, assinalou que o evento está sendo divulgado em diversos estados das regiões Norte e Nordeste. A divulgação está sendo feita em Marabá (PA), Jaguaribe (CE), Natal (RN), Sousa (PB), Recife (PE) e Batalha (AL).
Em setembro, estão agendadas visitas aos estados de Sergipe, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás. Apesar deste último não pertencer ao Norte e Nordeste, entrou na lista por ter um grande número de produtores de leite e de laticínios.
“Essa será a primeira vez que o encontro será realizado em uma cidade do interior. É um reconhecimento do potencial tocantino em relação à bacia leiteira”, disse o secretário, que reitera que o município concluiu o cronograma de trabalho que será realizado nesse período em Imperatriz.
José Fernandes disse que a Prefeitura realizou uma reunião com a categoria dos taxistas para solicitar-lhe apoio em relação à divulgação do 10º Encontro Nordestino de Leite e Derivados. “Nós também pretendemos realizar uma reunião com todos os mototaxistas de Imperatriz”, disse.

Público alvo
Ele salientou que o Enel é destinado a produtores rurais, indústrias de laticínios, empresários, fornecedores de máquinas e equipamentos, profissionais em geral, queijarias artesanais, estudantes, empresas especializadas, instituições e consumidores interessados pela temática.
O evento tem foco em inovação, tecnologia, gestão de negócios e mercado e foi criado pelo Sebrae, precisamente pela unidade do Rio Grande do Norte, com o objetivo de ser um espaço de discussão para a melhoria contínua da qualidade do leite e derivados produzidos na região Nordeste.
A programação deste ano abordará as cadeias da Bovinocultura de Leite, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, mesas redondas, painéis, exposição de animais e demonstração de raças leiteiras.
O secretário José Fernandes assegurou que, no pavilhão do Centro de Convenções de Imperatriz, serão 48 stands de empresas expositoras de máquinas e equipamentos, serviços, insumos e embalagens.

Interação
O evento contará com os espaços “Cine Produtor” e “Olimpíadas do Empreendedor”, onde o participante poderá obter, respectivamente, conhecimento técnico sobre as cadeias produtivas que pautarão o evento, bem como noções sobre empreendedorismo.
A programação também destaca um Encontro de Negócios, uma Vitrine de Produtos Lácteos, com a participação de 12 indústrias de laticínios, com atuação nacional, regional e local, e um espaço Sebrae voltado para o atendimento a empreendedores. (Comunicação)