Rafael Battalione e Caio Amaral com o banner da etapa Imperatriz

Pela primeira vez a cidade de Imperatriz sediará a realização do Tecnofrota, um evento destinado a apresentar aos empresários do setor de transportes e aos motoristas a evolução e novas tendências do mercado de caminhões e transportes. O Tecnofrota 2013 contempla, além de Imperatriz, cidades como Curitiba, Vitória, Bauru, Recife e Passo Fundo. A etapa de Imperatriz será a terceira do circuito 2013.
Desde ontem, estão em Imperatriz os publicitários Rafael Battalione e Caio Amaral, da Righetti W.SP, que realiza o evento em todo o país. Eles estavam em companhia do gerente da Mutum Caminhões, Mauro Mello, detalhando o encontro desta quinta-feira no Vitória Eventos (situado na rua Ceará, próximo ao posto Chico do Rádio).
O gerente ressaltou como sendo de suma importância Imperatriz participar pela primeira vez do circuito Tecnofrota, pois trata-se de um evento voltado para proporcionar informações aos frotistas e transportadores não só de Imperatriz, mas de toda a região.
“Troca de experiência, aproximação com as novidades, integração com as empresas e acesso às novas tecnologias são fatores imprescindíveis para o crescimento de um profissional que aposta no mercado de transporte de carga e acredita em sua evolução e aperfeiçoamento. Por isso, há 10 anos o Tecnofrota vem trazendo informações qualificadas através das principais empresas do setor e que já ajudou cerca de 6000 pessoas a trilhar um caminho de sucesso neste grande setor”.
A sinergia entre as empresas, patrocinadoras e o mercado foi tão significativa que, além de chefes de oficinas e gerentes, o Tecnofrota vai além e convoca o próprio transportador para um  dia de palestra para apresentar novas visões e temas de futuro que ajudarão na obtenção de maiores lucros na empresa com um dos mais conceituados consultores do mercado de transporte rodoviário de cargas e assessor técnico da NTC&Logística.
Durante todo o dia, a partir das 8 horas, serão ministradas palestras voltadas ao setor de transportes, destacando-se a que será ministrada pelo engenheiro Antonio Lauro Valdivia Neto, especialista em transportes.
Em entrevista dada após a realização da segunda etapa do Tecnofrota, Antonio Lauro criticou a nova lei dos caminhoneiros, por entender que ela vai deixar o frete mais caro. “Anova lei dos caminhoneiros, que regulamentou a profissão de motorista, vai deixar o frete mais caro e, consequentemente, os produtos”.
Segundo o especialista, com a implantação da Lei 12.619/12, o custo do frete nas transportadoras deverá sofrer um aumento que pode chegar a 35%. “Com a nova lei, as empresas terão que contratar mais motoristas para que eles cumpram a jornada.
Isso vai impactar na folha de pagamento. A saída vai ser aumentar o custo do frete, o que já vem acontecendo em muitos estados”.
Valdivia ainda pontuou que o gasto com o pagamento de hora extra dos motoristas, que passou a ser obrigatório com a lei, também vai contribuir para o aumento. O especialista explicou que o valor do frete representa 5% do preço final dos produtos. Já os gastos com o salário do motorista e o combustível equivalem a 50% dos custos que incidem no valor final do frete.
Um dos fatores que influenciam no valor final do serviço, elevando os custos, diz respeito a um problema que passa despercebido para os leigos do setor de logística: a idade da frota brasileira. “Os caminhões usados pelas transportadoras chegam a ter 12 anos. No caso de frota particular, a idade pode ultrapassar os 20 anos. Isso aumenta os gastos com manutenção”.