Carlos André Sousa, 19 anos, é o competidor de Imperatriz, na ocupação Carpintaria de Telhados, competição segue até o dia 20 com visitação aberta e gratuita ao público

De domingo (15/07) a sexta-feira (20/07), Imperatriz se torna palco da seletiva da Olímpiada do Conhecimento, que tem por objetivo selecionar representantes brasileiros para WorldSkills 2019, maior competição de educação profissional das Américas, que ocorrerá em 2019 em Kazan, na Rússia. As provas acontecem de 16 a 19/07, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Imperatriz, e é aberta ao público. São 8 talentos testando suas habilidades e conhecimentos nas ocupações de Carpintaria de Telhados e Construção de Estruturas Metálicas.

"Essa é a primeira vez que nossa cidade irá sediar este evento e quem quiser acompanhar de perto a competição, poderá visitar gratuitamente o local de provas de 16 a 19, das 9h às 17h. Convidamos principalmente os jovens para que acompanhem e conheçam o SENAI, pois no futuro quem sabe eles não possam se tornar os novos participantes da Olímpiada do Conhecimento", destaca o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.
Durante as provas, os competidores devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas em profissões da indústria e do setor de serviços. Eles são alunos do SENAI de diversos estados, incluindo Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Carlos André Sousa, 19 anos, competidor de Imperatriz, na ocupação Carpintaria de Telhados, fala da expectativa para a seletiva. "Tenho treinado bastante e constantemente. Fiz um intercâmbio no Rio Grande do Sul que foi de grande importância e minhas expectativas são as melhores possíveis para ganhar essa medalha".
CAMPEÕES NACIONAIS - O formato das seletivas do Brasil permite que moradores de todos os estados visitem os locais de provas e conheçam os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. As provas vão ocorrer em 35 cidades de todos os estados e do DF. Neste ano, as provas terão como novidade o mesmo formato do torneio mundial. Os competidores passarão, durante quatro dias, pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio na Rússia e materiais de fato muito semelhantes aos que serão utilizados de fato no mundial. Um grupo de 333 avaliadores vai dar nota a cada um dos participantes.