Os encontros têm o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação e a formação continuada de professores

Durante dois dias, Imperatriz sediou o 3º Encontro do Projeto Diretrizes em Ação. Resultado da parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Instituo Avisa Lá, o encontro aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a presença de 11 municípios da região.
Lana Zuza, coordenadora do Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Imperatriz, explica que objetivo do evento é discutir a aplicabilidade das diretrizes curriculares na Educação Infantil.
“As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) precisam ser de fato implantadas nos municípios. Por isso, os encontros do Projeto Diretrizes em Ação têm o objetivo de apoiar a implementação das diretrizes, contribuir para a melhoria da qualidade da educação, contribuir para a formação continuada de professores, ampliar competências dos educadores, dentre outros objetivos”.
A coordenadora explicou ainda que durante o encontro foram apresentadas experiências exitosas realizadas na educação infantil de Imperatriz; na Escola Amizade (povoado Bom Jesus) e casa escola de Dom Bosco (Parque Buriti).
Sobre a formação realizada pelo Projeto Diretrizes em Ação, Maria Virginia Gastalt, formadora do Instituto Avisa Lá, ressalta que as ações de implantação das novas diretrizes são constituídas de uma parte teórica e outra prática. “Nestes encontros temos pensado como organizamos o tempo, as atividades e o ambiente escolar na educação infantil; socializando experiências e apresentando síntese dos estudos”.
Municípios participantes do projeto: Imperatriz, Amarante, Montes Altos, João Lisboa, Vila Nova dos Martírios, Sítio Novo do Maranhão, São Pedro da água Branca, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Açailândia e Governador Edison Lobão.
Valorização da Educação Infantil Municipal

Em Imperatriz, as escolas e creches que possuem turmas de Educação Infantil recebem atenção especial da Prefeitura Municipal. De acordo com Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, as ações são em prol de uma educação de qualidade desde as séries iniciais.
“Temos oferecido material pedagógico para a educação infantil, abrangendo os alunos das creches e escolas do município desde os três anos de idade. A ação é resultado da parceria com o Sistema de Ensino Projecta-Melhor Escola, que também realiza assessoria pedagógica, reuniões de pais e visitas técnicas em todas as turmas de educação infantil da rede municipal de ensino”.
Zesiel explica ainda que, além das ações de formação continuada para os professores e entrega de material didático, a Semed também se preocupa com a infraestrutura das escolas.
“Temos atualmente em construção em Imperatriz oito escolas. Destas, seis são para Educação Infantil modelo Pró-Infância, resultado da parceria com o Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC)”. (Luana Barros - ASCOM)