Imperatriz sedia pela terceira vez o Torneio de Basquetebol sobre Rodas. A final da terceira edição da competição acontece na manhã de domingo (11), às 9 horas, no ginásio do Colégio Dom Bosco. Os jogos do sábado foram realizados no ginásio da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - Unisulma.
Realizado pelo Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico (CENAPA), o torneiro conta com a participação de quatro equipes, sendo duas convidadas integrantes da Associação de Deficientes Físicos do Pará (ADFPA).
    A anfitriã equipe de basquete do Cenapa foi formada há cinco anos e já participou de vários torneios para cadeirantes. Hoje, destaca o nome de Imperatriz no cenário nacional e é bicampeã maranhense na modalidade.
Os jogadores utilizam de cadeiras de rodas adaptadas, próprias para a prática do esporte, além de preparação física e locomoção, fornecidas em parceria com o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência - CMPDP, com trabalho de fisioterapia, atendimento psicológico e disponibilização de transporte.
Segundo o treinador da equipe de basquete do Cenapa, José augusto Balesteros, o torneio está sendo realizado graças ao apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), que tem investido em educação e no esporte como melhor forma de inclusão social.
"A equipe de Basquete do Cenapa é uma equipe vencedora. Somos uma equipe bicampeã maranhense de basquetebol sobre rodas e dependemos de apoio para continuarmos com o nosso trabalho. Se não fosse o apoio recebido pela Prefeitura através do CMDPD, não estaríamos jogando hoje". Sobre o órgão - Fundado em 1999, o Cenapa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos com o objetivo de reintegrar o deficiente físico e/ou amputado na vida social e no mercado de trabalho, possibilitando, assim, mais qualidade de vida e autoestima aos seus integrantes. Atualmente a instituição conta com 250 membros cadastrados.