Evento abordou eixos como políticas públicas, potencialidades, empreendedorismo e crescimento econômico

Nessa quinta-feira, 09, Imperatriz sediou o I Fórum de Desenvolvimento da Região Tocantina, idealizado pela faculdade Devry Facimp, em parceria com a Prefeitura. O evento, no Aracati Office, abordou eixos como políticas públicas, potencialidades, empreendedorismo e crescimento econômico. Participaram do encontro entidades representativas de classes, sociedade civil e 24 municípios da região.
O professor Francisco Carlos Vaz Sales, idealizador do encontro e coordenador do Núcleo de Negócios da Devry Facimp, explica a importância de reunir todos em prol do desenvolvimento da região. "O Fórum é voltado para discutir as potencialidades da região. O contexto em que o país se encontra com ausência de empregos e pouca geração de renda é reflexo da falta de políticas e ações desenvolvidas de maneira coletiva, não apenas pelo poder público, mas também por outras instituições que podem alavancar os índices e propor alternativas".
Eduardo Soares Sousa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, apresentou aspectos do município que sedia o evento. Com 75% da população jovem e economicamente ativa, a cidade tem evoluído consideravelmente. Em 2005, por exemplo, o Produto Interno Bruto era de R$ 1,4 bilhões e em 2017 chega a R$ 6 bilhões. No ano de 2006, cerca de 28 mil pessoas trabalhavam com carteira assinada na cidade e em 2017 esse número cresceu para 47.831. Ele reforça que para cada emprego formal, existem mais três informais.
O secretário apresentou, ainda, a última avaliação realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, que deu a Imperatriz "o status de Município com Políticas Públicas de Desenvolvimento Implantadas, devido à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa implementada e implantada; a Rede Simples funcionando; e ao número de agentes de desenvolvimento local que passou de 03 para 19".
Outra questão ressaltada por Eduardo foram as compras públicas que têm fomentado a economia local, já que atualmente a Prefeitura de Imperatriz compra no próprio município. Este ano, a Sedec colocou a Sala do Empreendedor no Palácio do Comércio de Indústria de Imperatriz, ampliando o espaço e o número de atendimentos.
Para o coordenador do curso de economia da Devry Facimp, Marcos Diego Pereira, é importante que a instituição de Ensino Superior esteja ativa no fórum. "É um momento de colocarmos ideias em prática e discutirmos perspectivas que gerem oportunidades de desenvolvimento econômico", concluiu. (Luana Barros - ASCOM)