No período de 17 a 19 de outubro, coordenadores e supervisores do Programa Criança Feliz de 26 municípios da região Tocantina participaram, em Imperatriz, de um encontro de capacitação dos gestores e visitadores do Programa Criança Feliz. O evento foi realizado no auditório da Sedes, Rua Hermes da Fonseca, 49 - Centro.
"Durante três dias, Imperatriz foi o centro dos debates sobre as estratégias de execução e acompanhamento do maior programa já desenvolvido no Brasil, no sentido de garantir um futuro melhor para as nossas crianças", afirmou a primeira-dama Janaína Ramos, coordenadora geral do Programa Criança Feliz em Imperatriz.
Neste primeiro momento, a capacitação teve carga horária de 40 horas e a complementação com mais 40 horas será efetuada com as visitas domiciliares. A capacitação foi realizada por meio de parceria do Governo Estadual com a Prefeitura de Imperatriz, através das Secretarias de Estado e Município de Desenvolvimento Social.
"Estamos qualificando a nossa equipe para cumprir as metas do programa. A nossa intenção é fortalecer o atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social", disse Fátima Avelino, secretária municipal de Desenvolvimento Social.
Na ocasião, foram aplicados pelos técnicos da Sedes-MA conteúdos voltados à importância da primeira infância no desenvolvimento da criança; breve introdução sobre o Programa Criança Feliz; o papel do supervisor e visitadores do programa; orientações sobre visita domiciliar às gestantes, às crianças afastadas do convívio familiar, às famílias com criança com algum tipo de deficiência, abordagem sobre a prática de campo, papel do Sistema Único de Assistência Social - SUAS no programa e preenchimento do prontuário eletrônico.
"Nesse processo, temos que ter um olhar para a realidade social do estado e dialogar com os municípios, sempre com foco na política de assistência social", ressaltou Célia Salazar, secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Social.
Programa - Implantado em 2016 pelo Governo Federal, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o Programa Criança Feliz já conta com a adesão de 2.547 municípios participantes em todo o Brasil, com 171 no Maranhão, das 217 cidades. A expectativa é de atender mais de duas mil crianças em todo o estado, sendo duas mil na capital maranhense e 500 em Imperatriz.
O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. (Leo Costa - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15990
Imperatriz sedia Encontro Regional de capacitação do Programa Criança Feliz
Evento reuniu coordenadores e supervisores de 26 municípios da região Tocantina
Comentários