Conselheiro tutelar Francisco Alberto Aguiar usa a Tribuna Popular para pedir apoio e divulgar o XVII Encontro dos Conselheiros do Sul do Maranhão

A Tribuna Popular, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal dessa quinta-feira (20), foi utilizada pelo conselheiro tutelar Francisco Alberto Aguiar para solicitar apoio logístico e divulgar o XVII Encontro dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito da Região do Sul do Maranhão, que será realizado em Imperatriz.
Estão confirmadas as presenças de 250 conselheiros, que vão discutir, entre outros assuntos, melhores condições de trabalho, capacitação para os conselheiros e garantia de direitos constituídos à criança e ao adolescente.
Renomados palestrantes participam do encontro: o promotor de Justiça de São Luís, Cássius Chai, vai falar sobre as análises políticas que envolvem a criança e o adolescente; o promotor de Justiça do estado do Paraná, Murillu Digiácomo, fará uma abordagem sobre as atribuições dos conselhos tutelares e de direito, e um representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com o objetivo de levantar discussões sobre as eleições unificadas dos conselhos tutelares para 2015.
O encontro está sendo organizado pela Associação dos Conselheiros Tutelares do Maranhão (ACECTMA).
Novo Conselho - Segundo o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ariston de França, por sua geografia e por atender regiões vizinhas, já foi aprovada a criação de um novo conselho para Imperatriz, faltando apenas o Conselho de Direito encaminhar a documentação para que o prefeito municipal possa alterar a Lei 599/90 que institui a criação dos conselhos.
Imperatriz possui hoje dez conselheiros tutelares distribuídos em dois conselhos, nas áreas I e II. (Mari Marconccine - Assessoria)