Domingos Cezar
Nos últimos quatro anos, a comunidade imperatrizense tem tratado com mais seriedade as questões ambientais da cidade que, por força de seu fundador, encontra-se centralizada entre o rio Tocantins e cinco afluentes, destacando os riachos Cacau e Capivara, os quais, se não houver uma ação positiva de todos, estão fadados a seguirem o caminho do riacho Bacuri, que já foi um dos mais belos e caudalosos.
Essa nova mentalidade partiu desde quando o prefeito Sebastião Madeira transformou a então Superintendência de Meio Ambiente, atrelada à Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) em uma Secretaria com toda autonomia. Em seguida a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), que vem realizando ações dignas de elogio por parte da comunidade.
No ano passado, em parceria com a Sepluma, Sinfra, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis - ASCARI e empresas cidadãs, foi realizado com muito êxito, o I Fórum Ambiental da Região Tocantina, que movimentou ambientalistas de vários municípios, professores e estudantes de vários estabelecimentos de ensino.
Atualmente o Conselho já se movimenta para realizar o II Fórum Ambiental, que deverá acontecer em maio ou junho, porém, antes da realização da IV Conferência Regional de Meio Ambiente, está com a efetiva participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA.
Sobre a Conferência Regional, a ambientalista Auridenes Matos, da Rede de Gestão Ambiental do Maranhão - REGEAMA, informa que em apenas três municípios da região Centro/Sul se realizarão as conferências: Barra do Corda, com realização prevista para 22 de maio; Balsas, em 18 de junho e Imperatriz, marcada para o dia 21 de junho.
De acordo com a presidenta da Commam, bióloga Ivanice Cândido, o Conselho já está se movimentando no sentido de organizar um dos maiores eventos ambientais, que é o II Fórum Ambiental da Região Tocantina. "Estamos buscando as parcerias que são muito importantes na realização desses eventos, para que possamos realizar um grande e proveitoso Fórum", afirma Ivanice Cândido.
A presidenta do Commam informa que o II Fórum Ambiental acontecerá nos dias 3 e 4 de junho, com o tema: "Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva - Responsabilidade de todos". A Conferência Municipal do Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, de acordo com Ivanice Cândido, realizar-se-á em 5 de junho - Dia Internacional do Meio Ambiente.
Comentários