Missa celebrada na AMI

Hemerson Pinto

Aos 83 anos, morreu na madrugada do último domingo a médica Eimar de Andrade Melo. A ginecologista e obstetra estava internada em uma das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital da Unimed. A morte por causas naturais foi anunciada a familiares e amigos ainda nas primeiras horas do dia 12 de janeiro.
Eimar era a viúva do médico Antônio Regis de Albuquerque. O casal foi proprietário do extinto hospital São Vicente Ferrer, prédio onde hoje funciona o hospital da Unimed, em frente à Praça da Meteorologia. Segundo informações repassadas por familiares da médica aposentada, ela dedicou cerca de 50 anos de trabalho a Imperatriz. Desde 2005, estava afastada da função.
O velório aconteceu na Associação Médica de Imperatriz, instituição presidida por Eimar de Andrade entre os anos de 1983 e 1985. Na missa de corpo presente, celebrada no Salão de Convenções da AMI, Rua Coriolano Milhomem, Centro, amigos e familiares se despediram da médica.
“Uma figura exclusiva na nossa região. Além de ter sido a pioneira, ela foi a mulher que esteve por trás de grandes homens que formaram a medicina. Sem a figura dela talvez não tivéssemos uma estrutura tão moderna e efetiva na região”, declara o médico e filho, Antônio Regis de Albuquerque Júnior.
Eimar de Andrade Melo foi quem acolheu a médica Maria Fernandes em Imperatriz. “Trabalhei 24 anos com uma pessoa guerreira que nos acolheu e que nos direcionou para a carreira profissional. Perde a classe médica, perde a sociedade”, afirma.
Para o pediatra Itamar Dias Fernandes, “falar de Eimar é falar de uma lenda na medicina local. Quando cheguei em Imperatriz, ela já estava há muito, como empresária e médica, e à frente de outros movimentos que elevaram a classe no patamar de ética profissional, de magnitude que é o sonho de todos nós”. O médico destacou a importância do trabalho da obstetra ao lado do marido e na criação da Associação Médica local e implantação da Unimed.
O sepultamento aconteceu no final da tarde de ontem, no cemitério Campo da Saudade, bairro Santa Inês.