Gil Carvalho
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), situado na Rua Maranhão, no Centro, registrou neste primeiro semestre 193 acidentes de trabalho. A informação foi prestada à reportagem pela coordenadora do Cerest, Dalvenira Rodrigues Mendes.
Segundo ela, a maioria dos acidentes envolveu trabalhadores do setor do comércio, principalmente em relação ao chamado acidente de trajeto, também conhecido como acidente de percurso, modalidade de ocorrência que deriva do acidente do trabalho típico, aquele sofrido pelo empregado durante a execução das tarefas objeto do seu contrato de trabalho.
Para atuar na prevenção de acidentes, o núcleo do Cerest dispõe de uma equipe de multiprofissionais: médico do trabalho, psicóloga, fonoaudióloga e fisioterapeuta. “Temos uma equipe preparada para atender ao trabalhador, bem como promover palestras nas empresas de Imperatriz”, frisa.
Dalvenira Mendes explicou ainda que o órgão presta atendimento não apenas ao trabalhador formal, mas também os informais e desempregados, beneficiando toda classe trabalhadora em geral.
“É um privilégio do município de Imperatriz ter os serviços do Cerest à disposição da comunidade”, diz ela, que orienta os trabalhadores e as empresas a solicitar os serviços oferecidos pelo Cerest [rua Maranhão, 826, no bairro Mercadinho]. “Podem ligar para agendar palestras e outros serviços prestados pelo Cerest de Imperatriz”, finalizou.
Comentários