Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Cerest realizou palestras para grupos de mototaxistas de Imperatriz

Promover ações para melhorar condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Esse é o objetivo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), sediado em Imperatriz.
De acordo com a coordenadora Dalvenira Mendes, o Cerest tem realizado palestras nas empresas e instituições visando prevenir o acometido de doenças provocadas durante o exercício laboral. Ela esclarece que “esse preventivo não é uma extensão do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mas um órgão que cuida de todos os trabalhadores”.
Ela assinala que cabe ao Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a vigilância e gestão na incorporação da saúde do trabalhador em sua atuação rotineira. E, ainda, apoiar investigações de maior complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.
Dalvenira Mendes observa que o público masculino não tem o hábito de realizar, embora de maneira preventiva, consultas médicas e exames laboratoriais, sob a justificativa de “falta de tempo”. Ela ressalta que durante a Semana Nacional de Trânsito o Cerest realizou palestras para grupos de mototaxistas de Imperatriz.
“São vários fatores que adoecem essa classe de trabalhadores, fato que decidimos desencadear ações educativas pró-mototaxistas em Imperatriz”, diz ela, que orienta os trabalhadores a se dirigir na rua Maranhão, próximo ao Sesi, no setor do Mercadinho, em Imperatriz. [Gil Carvalho]

Saiba mais:
Art. 14. Cabe aos CEREST, no âmbito da RENAST:
I - desempenhar as funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência;
II - dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde;
III - atuar como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando polo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.
§ 1º As ações a serem desenvolvidas pelos CEREST serão planejadas de forma integrada pelas equipes de saúde do trabalhador no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), sob a coordenação dos gestores.