O secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, esteve, nessa sexta-feira, 1º, em São Luís, em reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartiste (CIB). Realizada no auditório do Hospital Nina Rodrigues, cerca de 80 gestores discutiram e deliberaram novas pactuações para as cidades maranhenses.
Representando Imperatriz, além do secretário, participaram a assessora de Planejamento e Projetos Especiais, Isabel Macedo, e a chefe de gabinete, Roberta Feitosa. Segundo Alair, nessas reuniões são tomadas decisões importantes que impactam diretamente a política de saúde executada.
"É a CIB que decide onde devem ser aplicados os recursos destinados à saúde da nossa cidade e aprova resoluções propostas para implantação de novos projetos e habilitação de serviços já existentes", ressaltou Firmiano.
De acordo com ele, a Comissão aprovou a homologação do Programa Saúde na Escola (PSE) de Imperatriz, junto ao Ministério da Saúde. "E o mais importante, conseguimos o parecer positivo da CIB para solicitação de recurso emergencial ao teto financeiro da média e alta complexidade, para melhorar a saúde da cidade", afirmou o secretário.
No valor de aproximadamente R$ 12 milhões, "o dinheiro será utilizado para estruturar um atendimento humanizado, dentro da alta e média complexidade, com reformas estruturais e administrativas, contratação de profissionais, manutenções e compra de equipamentos", explica a assessora Isabel.
Conforme o setor de Planejamento, o processo para solicitação desse recurso já havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pactuado na Comissão Intergestores Regionais (CIR). Agora, aprovado na CIB, segue para o Ministério da Saúde, que estava apenas aguardando essa deliberação para liberar o recurso. (Maria Almeida - ASCOM/PMI)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15959
Imperatriz receberá verba emergencial para saúde
Recurso vai melhorar atendimento da urgência e emergência
Comentários