Para incentivar a imunização das gestantes e capacitar os profissionais de saúde que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação da Atenção Básica da Saúde Pública, a empresa GSK está realizando uma série de seminários sobre a vacinação no Brasil, com ênfase no calendário vacinal da gestante que é oferecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O próximo "Fórum Vacinas na Gestante" será realizado hoje (quinta-feira), dia 15 de agosto, em Imperatriz.
Iniciado em 2018, os seminários já passaram por mais de 30 cidades como Juiz de Fora, Goiânia, Recife, Fortaleza, Brasília, São Bernardo do Campo, Belém, Joinville, Campo Grande, Ribeirão Preto, Manaus, Vitória, Natal, Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, entre outros.
As gestantes devem tomar diversas vacinas durante a gestação e uma delas é a vacina que previne contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa).
A coqueluche é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório humano. Em 2018, a cobertura vacinal contra a doença em gestantes chegou a apenas 59%, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). 
A doença é transmitida facilmente de pessoa para pessoa e os bebês de até seis meses de idade, que ainda não completaram o esquema primário de vacinação com DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), são mais suscetíveis a doença.
As mães são a fonte de infecção mais comum da coqueluche em lactentes, sendo responsáveis pela transmissão, em aproximadamente, 37% dos casos. A vacinação é uma das principais formas de prevenção. A vacina contra coqueluche (dTpa) é gratuita para as gestantes nos postos de saúde e deve ser tomada a cada gestação.

Serviço
15 de agosto - Imperatriz 
Horário: das 8h às 10h; e das 14h30 às 16h30
Local: Auditório da Universidade Federal do Maranhão - CCSST
Endereço: Rua Urbano Santos, s/n, Centro - Imperatriz - MA