O programa Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica e ainda inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.
Neste cenário, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) é incluído como parceiro do programa através de metas de inclusão dos trabalhadores qualificados pelo Pronatec em seu banco de currículos e do encaminhamento desses trabalhadores ao mercado de trabalho. “É um público prioritário dentro do Sine-MA a partir de agora: cadastrá-los e colocá-los no mercado é o meio de contribuição da Setres para o desenvolvimento humano destas pessoas”, informa Isaura Lima Modesto, supervisora de Intermediação do Sine-MA. Ela diz ainda que parte desse trabalho será feito em parceria com as prefeituras dos municípios. “As gestões municipais conhecem esse público, especialmente através do Cad Único”, declara.
Para apresentar esta nova metodologia de funcionamento e nova fonte de injeção de recursos no Sine-MA, a Secretaria de Trabalho do Estado programou seis seminários regionais em todo o Estado. O primeiro aconteceu nesta terça-feira, em Imperatriz: o I Seminário Regional “Revitalizando as Agências de Trabalho do Maranhão/SINE”, reunindo representações do Sistema S – instituições que ofertam os cursos gratuitos do Pronatec – do empresariado da região Tocantina, além de representantes dos trabalhadores locais. O prefeito Sebatião Madeira também acompanhou parte dos trabalhos.
Para ele, a cidade de Imperatriz teve a honra de sediar a primeira ação deste projeto de modernização do Sine, assim como foi a primeira cidade maranhense a ter mais de uma agência do serviço. “Atendemos a toda região Tocantina e até trabalhadores vindos de Santa Inês. Somos referência para o Estado”, ressaltou Madeira.
Os recursos previstos para o Sine-MA são destinados ao programa de revitalização de agências físicas – que já teve início – reestruturação e capacitação de equipes de atendimento, abertura de novas agências e a implantação do serviço de Sine Itinerante através de um automóvel tipo van utilitária.
O secretário de Trabalho, José Antônio Heluy declarou que a Setres tem investido na capacitação de equipes de visitação às empresas para maior resultado na captação de vagas a serem oferecidas pelo Sine-MA. “O planejamento de seminários regionais prevê atividades em Bacabal, Balsas, Santa Inês, Chapadinha, São Luís e Caxias, buscando apresentar ao empresariado destas localidades a importância de ofertar suas vagas pelo Sine”, assinalou o secretário.
“A cada trabalhador colocado no mercado pelo Sine-MA, há um valor em recursos financeiros que é repassado pelo Governo Federal para que haja maior investimento em cursos e capacitações profissionais. É uma rede que se forma em prol do trabalhador e do mercado de trabalho maranhense – o que inclui aí o empregador, que precisa de trabalhadores qualificados”, observa Heluy, lembrando que as políticas públicas de trabalho, emprego e renda podem ser decisivas na inclusão social dos cidadãos que se encontram abaixo da linha de pobreza. (Gisele Amaral - Secom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14963
Imperatriz recebe Seminário Regional sobre Modernização do Sine
Ação da Secretaria de Trabalho apresenta à sociedade a parceria vigente com o programa Brasil Sem Miséria. Mais seis ações similares estão previstas
Comentários