A II Mostra Maranhense de Danças Árabes pretende encantar os imperatrizenses com apresentações inéditas e regadas de muita sensualidade. O evento acontece nos dias 30, 31 de março e 01 de abril no Teatro Ferreira Gullar e conta ainda com oficinas, exposição, bazar e workshops. A Mostra é um espaço de formação e troca de experiências entre os bailarinos, além de divulgar e contribuir para a valorização da cultura árabe no Maranhão.
Segundo o organizador da Mostra, o bailarino Flávio Amoêdo, o evento tem reconhecimento nacional e se diferencia de outros realizados no estado. “O que difere a mostra maranhense dos outros eventos de dança do estado é que os outros são restritos a bailarinos do estado. Este ano irão vir para a segunda Mostra Maranhense participantes de São Paulo, Belém e Macapá. A dimensão que o evento ganhou e a credibilidade desde a primeira edição são fatores que contribuem para este destaque no cenário nacional”.
Dançarina há três anos, Ellen Patrícia Pantoja intensificou a preparação nos últimos meses que antecedem a competição. “Estou há dois meses me preparando, ensaiando com professor e em casa, no mínimo quatro vezes por semana”. Ela ainda destaca que a Mostra será um “grande evento que irá trazer grandes nomes da dança tanto do Maranhão quanto de outros estados. O público de Imperatriz vai ficar encantado por esta belíssima cultura e se interessará muito mais por este estilo de dança”.
A dança árabe tem como principal característica a sensualidade. Entretanto, Flávio Amoêdo ressalta que não é apenas para mulheres. “Nós temos grandes bailarinos que são referências e embora seja uma dança sensual, não é destinada apenas para as mulheres. É uma dança milenar, que deve ser trabalhada com bastante clareza e dignidade. Todos que fazem se encantam, porque ela não é só técnica, mas é história, amor, paixão, sensualidade”.
A programação da Mostra começa com o credenciamento e entrega do material na sexta-feira. No segundo dia acontecem as oficinas e a competição de dança. Haverá premiação para o melhor bailarino, bailarino revelação e a melhor coreografia. O julgamento será feito por júri popular, portanto os apreciadores da Mostra receberão uma ficha para escolher os vencedores. Para encerrar o evento, bailarinos convidados e a Cia Flávio Amoêdo de Danças Árabes irão se apresentar na noite de domingo.