Mesas espalhadas, o toc-toc das bolinhas e agilidade dos competidores garantiram disputas acirradas e muita diversão. Durante o final de semana, o Imperial Shopping foi palco do I Imperatriz Open de Tênis de Mesa. O evento, organizado pela Federação Maranhense de Tênis de Mesa (FMTM), reuniu competidores de Imperatriz e São Luís.
Com o objetivo de interiorizar e dar maior visibilidade ao esporte, a competição já passou pelas cidades de Bacabal e Caxias. “Em contato com algumas pessoas daqui, resolvemos trazer a competição para Imperatriz, pois verificamos que na cidade existem muitos praticantes da modalidade”, afirmou o presidente da Federação Maranhense de Tênis de Mesa, Pedro Varão.
Segundo o presidente, por se tratar de um esporte que não existe contato físico direto, qualquer pessoa pode praticar o tênis de mesa. “É um esporte que você pode praticar independente da idade, dos 8 até aos 80 anos. Um garoto de 13 anos pode vencer um de 60 anos, assim como uma mulher pode vencer um homem, porque não é força, é técnica”, garante.
Ao todo, 70 atletas participaram do campeonato nas categorias, mirim, infantil, juvenil, adulto, sênior e veterano. Campeão dos JEMs, de vários campeonatos brasileiros e praticante do tênis de mesa há vinte anos, Manoel Cabral veio de São Luís para participar das competições.
“Essa iniciativa foi excelente e importante que aconteça em espaços como esse onde o fluxo de pessoas é constante. Na hora das competições muitos param ao redor das mesas para olhar e algumas acabam se interessando pelo esporte”, avalia Manoel Cabral.
A novidade ganhou aprovação do público que circulou pelo local. “Eu estava de passagem por aqui quando avistei várias pessoas em volta e vim olhar do que se tratava. Ao chegar aqui, fiquei surpreso com vários garotos jogando tênis de mesa, e isso é bom porque ajuda a divulgar o esporte em um ambiente de descontração”, afirma o estudante Mateus Santana.
Para o superintendente do Imperial Shopping, Marcos Trancoso, essa é uma iniciativa válida não só para divulgar o esporte, mas despertar nas pessoas o interesse pela atividade física. “Nós apostamos muito na força do esporte e resolvemos abrir as portas para essa iniciativa”.

Confira a tabela de resultados:
Gabriel Lucena – Cebama (Imperatriz) – Categoria Mirim
Sabrina Miranda – José de Alencar (Imperatriz) – Categoria Infantil Feminino
Joao Pedro Cavalcanti – Educato (São Luís) – Categoria Infantil Masculino
William Silva – Colégio Militar Tiradentes (Imperatriz) – Categoria Adulto
Vitor Alves – Academia Pendragon (São Luís) – Categoria Sênior
Gilvani Costa – Colégio Militar Tiradentes (Imperatriz) – Rating A
Matheus Marinho – CEB (Imperatriz) – Rating B - (Assessoria de Imprensa)