A Prefeitura de Imperatriz aderiu mais uma vez, ao Selo UNICEF - edição 2013/2016. A partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado na manhã de ontem no auditório da Universidade Aberta do Brasil - UAB. O evento, que tem como tema 'Eu e meu município crescendo juntos' tem o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente em Imperatriz.
Com a adesão ao programa, o Município assume o compromisso de realizar um conjunto de ações para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Sobreviver, se desenvolver, aprender, crescer sem violência e praticar esportes são apenas alguns exemplos dos requisitos para o reconhecimento no programa.
No Fórum Comunitário os participantes assumiram o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 17 anos, assim como o Plano de Ação municipal, sugerindo pontos de melhorias a contemplar as políticas públicas aplicadas no município e que precisam ser trabalhadas no decorrer da vigência da edição.
O encontro, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, foi articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Políticas para as Mulheres, Administração e Juventude, Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de entidades convidadas que trabalham com a população de 0 a 17 anos.
Autoridades como o Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, os secretários de Governo: Miriam Ribeiro, Iramar Cândido, Hudson Alves, Elson Araújo, Conceição Formiga e a representante do Poder Legislativo, vereadora Teresinha Soares, marcaram presença no evento, numa clara demonstração do quanto é importante às atividades do Selo UNICEF e a manutenção do título de município aprovado para a cidade de Imperatriz.
Para o prefeito Sebastião Madeira, trata-se do resultado do que já foi feito. "Quando se articula o município para se adequar ao selo UNICEF, a vantagem é que de antemão, colocamos na agenda o cumprimento de cada uma das exigências estabelecidas", explica.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, entende que "não é algo a mais que a gestão precisa fazer, é aperfeiçoar o que já é realizado, com qualidade, e compromisso, tendo em vista que estaremos trabalhando para aqueles que realmente serão o futuro. O nosso compromisso é com a criança e o adolescente, para que possam fazer e construir uma sociedade melhor do que a que temos hoje, com menos violência, com mais paz, mais compromisso", reforçou.
Bianca Vasconcelos, representante dos adolescentes presentes no Fórum, destacou que foi de fundamental importância a participação dos jovens. "Nós adolescentes sempre precisamos nos envolver nos projetos que nos diz respeito, só assim teremos vez e voz", frisou.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF Município Aprovado trata-se de uma estratégia pensada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e realizada em parceria com o município do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
O Selo tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes das regiões Norte e Nordeste do país. Os municípios precisam inscrever-se ao projeto, garantindo assim a pactuação. A cidade de Imperatriz é reconhecida Internacional como município aprovado, após participação na edição 2009 - 2012.
"Esse projeto envolve todos os setores da administração é um esforço de todos nós, temos que fazer a nossa parte para que em 2016, Imperatriz venha receber este selo", conclui o Prefeito.
Priscila Gama/ Sara Ribeiro - ASCOM
Comentários