Será realizada nesta sexta-feira (20), das 8h às 17h, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, a 6ª Conferência Municipal das Cidades, que este ano traz o tema "Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas". O evento é aberto à comunidade e reunirá representantes do poder público, da sociedade civil organizada, entre outros.
A Conferência está em sua sexta edição e faz parte de uma diretriz nacional, ou seja, todos os municípios do Brasil devem organizar e realizar suas respectivas conferências, porém com o mesmo tema.
O objetivo é fomentar a discussão, em todos os municípios, sobre as necessidades e os problemas das cidades e as estratégias para superar essas dificuldades e alcançar uma qualidade de vida melhor para todas e todos.
De acordo com a conselheira estadual das Cidades, Janaíres Cazais, a conferência é fundamental, pois contribui para melhorias nos municípios. "São nessas oportunidades que se discutem os temas centrais para que aconteça um desenvolvimento urbano e que atenda aos anseios de toda a sociedade. E neste ano, o tema escolhido é voltado para a inclusão e a justiça social, ou seja, o que nós cidadãos tanto almejamos".
Durante o evento serão eleitos os delegados para representar o município e encaminhar as propostas discutidas para as Conferências Estadual e Nacional. Também serão votados os novos conselheiros para compor o Conselho Municipal da Cidade.
No decorrer da programação, será apresentada uma palestra com o professor doutor em planejamento urbano, Enéas Rocha. Em seguida, serão formados grupos para a discussão de quatro eixos diferentes: "Função Social da Cidade", "Função Social da Propriedade", "A Importância do Plano Diretor e Gestão das Cidades" e "A Cidade que Temos e a Cidade que Queremos". Cada grupo contará com um mediador, já estabelecido pela comissão preparatória da conferência, para facilitar as discussões sobre o tema principal. (Sara Batalha / ASCOM)
Comentários