Preparação do 2º Fórum Comunitário - da esquerda para a direita: Júlio Mourão (articulador do Selo Unicef); Janaína Barroso (Sedes); Jonas Santos (Peti); Valéria Alves (Saúde) e Atiston di França (CMDCA)

Na próxima sexta-feira (29) Imperatriz realiza o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009 – 2012). O evento será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Comissão Municipal Pró-Selo e da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O 2º Fórum Comunitário é o momento em que a comunidade avaliará o Plano de Ação desenvolvido pela Comissão Municipal Pró-Selo, que foi traçado em 2010, no 1º Fórum Comunitário, onde a sociedade participou da discussão da situação da infância e adolescência no município e da elaboração de propostas para superar os principais desafios.
Imperatriz faz parte dos 79 municípios maranhenses que realizam o 2º Fórum Comunitário neste mês de junho. O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. As ações começaram em 2009, quando 1.824 prefeitos aderiram ao programa, que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Como última atividade do programa, o Fórum acontecerá das 8h às 12h, na Academia Imperatrizense de Letras, e terá a presença dos representantes dos diferentes setores da sociedade, como lideranças religiosas, sindicais, quilombolas, indígenas, jornalistas, radialistas, artistas, promotores de justiça, juízes, polícia, conselheiros tutelares, agentes comunitários de saúde, entre muitos outros, além do mediador do UNICEF.
A secretária da Sedes, Miriam Reis, destaca a importância do selo para garantir os direitos da criança e do adolescente em Imperatriz. “O reconhecimento do UNICEF é um chama, mas o maior incentivo é para a administração realizar atividades e criar condições para que a criança e o adolescente possam se desenvolver saudável, evitar que eles sejam explorados tanto no aspecto do trabalho infantil quanto em outras situações de risco”.
O articulador do Selo UNICEF em Imperatriz e diretor executivo da Sedes, Júlio Mourão, ressalta a expectativa da cidade em receber o selo. “Na minha opinião, Imperatriz já teria recebido o reconhecimento do UNICEF se o programa já tivesse sido encerrado. Pois tudo o que foi proposto, e mais do que isso, o município realizou em todas as áreas para cumprir e garantir os direitos da criança e do adolescente”.

Agenda
Os municípios que aderiram ao Selo UNICEF participarão das seguintes etapas rumo à certificação: de julho a outubro, o UNICEF faz a avaliação do desempenho dos municípios; em novembro, o UNICEF anuncia os municípios aprovados no Selo 2009-2012 e em dezembro, o UNICEF e parceiros promovem eventos de certificação dos municípios e seminários de avaliação da iniciativa. (Pollyana Galvão)