Domingos Cezar
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, retornou nessa quarta-feira (3) de Brasília, onde participou de importante reunião da pasta da cultura, com o objetivo de implementar medidas que venham beneficiar os denominados "fazedores de arte e de cultura" desta cidade.
A partir de agora, Lucena Filho vai organizar a ida e participação dos representantes dos mais diversos segmentos culturais no Encontro Estadual de Cultura que vai eleger os delegados maranhenses para o Encontro Nacional. O Encontro Estadual, informa Lucena Filho, já foi definido para se realizar no próximo dia 16 de junho, em São Luís.
A caravana de Imperatriz parte para a capital no dia 15 de junho em um veículo van cedido pelo Projeto Arte & Cidadania nas Escolas, por intermédio do juiz Delvan Tavares, e ficará hospedada na Colônia de Férias, em casas cedidas, gentilmente pela terceira vez, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins - STEFEM, através do presidente Lúcio Azevedo.
Os membros de Imperatriz foram eleitos em assembleia realizada no último dia 15 de maio, no auditório Vito Milesi, da Academia Imperatrizense de Letras - AIL. Os membros eleitos representarão sete segmentos culturais: Arte Cênica, Música, Literatura, Artes Visuais, Cultura Popular, Cultura Étnica e Artes Plásticas.
Para o segmento de Literatura foram eleitos os escritores Domingos Cezar Ribeiro, José Bonifácio Cezar Ribeiro (Zeca Tocantins) e João Francisco da Silva (Chicô). Nas Artes Plásticas foi eleito Charles de Oliveira Silva e no quesito Artes Visuais, Antonio Fabrício Evangelista Barbosa e Maria das Graças Oliveira Costa.
O grupo de Cultura Popular - o de maior representatividade - elegeu membros efetivos e suplentes. Os titulares são: Wanderson Rafael Rodrigues Pereira, Janilson de Coima Bezerra, Elen Dias Bezerra Sousa, Lariza Rakel Menezes Rodrigues, Osório Mendes Neto, Adilson da Silva Alves e Paulo Roberto de Oliveira Sá.
Ainda no segmento Cultura Popular foram eleitos como membros efetivos: Carlos Eduardo Palhares, Andreia Nunes dos Santos, Nilvania Costa e Maria Eunice Bezerra da Silva. Como suplentes: Paulo da Silva dos Santos, Janete de Lima Bezerra, Mack Rell Silva, Katyuse de Sousa Pereira, Wagner da Silva Fernandes, Roselly Bezerra e Francisco Conrado de Almeida Neto.
No segmento Música foram eleitos: Jorge Fernando Marinho Oliveira, Eliezer Gomes de Macedo Junior, Alberto da Silva Costa Correia e como suplentes: Axel Carlos Brito, Daniel Alberico Sabino. Atualmente, Imperatriz conta apenas com dois titulares no Conselho Estadual: o presidente da FCI, Lucena Filho, o professor Carlos Leen Santiago e como suplente, o escritor Domingos Cezar.
Comentários