Em 2009 contabilizava-se 130 computadores. Hoje, em toda a rede municipal, já são mais de 600

O secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, revelou que 86 unidades escolares da rede municipal de ensino de Imperatriz já possuem laboratório de informática e que nos próximos anos este número irá aumentar. "No início de 2009, a rede municipal de ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Atualmente, em toda a rede contabilizam-se 86 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural. O número de computadores também teve um aumento significativo; em 2009 contabilizava-se 130 máquinas e hoje, em toda a rede municipal, já são mais de 600 máquinas", explicou.
A ação integra as atividades do Setor de Tecnologias e Mídias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que tem o objetivo de atender a todas as áreas de tecnologia da secretaria, laboratórios de informática das escolas, creches e departamentos. "Realizamos manutenção em computadores, nobreaks, estabilizadores, pequenos reparos em impressoras, configuração em redes de internet, distribuição de internet em laboratórios das escolas municipais, além do acompanhamento e suporte em eventos realizados pela secretaria, escolas e todos os setores que compõem a rede municipal de educação. Atualmente, todas as unidades escolares já possuem computadores para realizar atividades nas secretarias das escolas", explicou Gabriel Conceição, coordenador do Setor de Tecnologias e Mídias Educacionais da SEMED.
O coordenador explicou ainda que, à medida que as ações de melhora da infraestrutura das escolas avançam, o número de laboratórios implantados também aumenta.
"As ações da Secretaria de Educação são inter-relacionadas. A cada escola que é reformada e ampliada também realizamos a implantação de laboratórios de informática, seja através da tecnologia disponibilizada pelo Ministério da Educação com o ProInfo ou através de recursos próprios".