Durante a V Feira de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (FECITEC), alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, conquistaram premiação no 1º, 2º e 3º lugares na categoria “Ciências Sociais” da “FECITEC Sênior”. A Feira acontece há cinco anos e credencia os estudantes pesquisadores para feiras nacionais e internacionais. Este ano, 78 projetos de pesquisa participaram, entre eles projetos de universidades e escolas do Ceará, Tocantins, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão e de outros países como Colômbia e México.
Dentre os projetos apresentados por estudantes da UFMA, sete receberam premiações. Todos os premiados fazem parte do grupo de pesquisa Cultura, Direito e Sociedade, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Educação e Direitos Humanos (NIED), ambos coordenados pelo professor Doutor Cássius Guimarães Chai. O Núcleo possui trabalhos de pesquisa e extensão nas áreas do poder Judiciário e a efetividade do acesso a justiça, coordenado pelo professor DSc. Welinton Sousa Carvalho; Estado Direito e controle Social, coordenado pelo professor MSc. Antônio Coelho Soares Júnior e Políticas Públicas: Direitos Humanos x serviços públicos, coordenado pelo Professor DSc. Cassius Chai.
Caroline Liebl, bolsista do projeto “A realidade carcerária dos deficientes audiovisuais e motores em Imperatriz: Uma compreensão a partir do princípio da dignidade humana e da criminologia - II”, participou pela segunda vez e foi premiada com o 1º lugar na categoria FECITEC sênior em Ciências Sociais aplicadas, Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina, 2º lugar na Categoria Método Científico, Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina, conquistando o credenciamento para Movimento Internacional de Lazer, Ciência e Tecnologia. Em 2010, o projeto conquistou o prêmio destaque FECITEC Sênior e o credenciamento para o Foro Internacional de Ciência e Engenharia.
O estudante Denissom Gonçalves, voluntário do projeto, explicou que o estudo foi feito a partir de uma análise sociológica, com visitas ao fórum, às delegacias e ao Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ). “A partir do projeto constatamos a situação precária em que a CCPJ e a Delegacia de Davinópolis se encontram. Falta profissionais, salas, acessibilidade para os deficientes e enfermaria sem medicamentos. Na delegacia de Davinópolis, os presos bebem água da torneira da lavanderia”, relatou.
O orientador do projeto, professor Doutor Cassíus Guimarães Chai, destacou que as pesquisas do NIED são vinculadas a áreas do serviço público e são encontrados problemas socialmente identificados em Imperatriz. Para o professor, é importante a participação dos alunos, pois as pesquisas mostram como a universidade pode influenciar no poder público, mudando a realidade. “As pesquisas representam o diálogo e a formação do corpo discente não apenas no ensino, mas também na pesquisa e extensão”, reforça.
Outros projetos da UFMA também ganharam premiações na FECITEC:
* Poder Judiciário, Efetividade e Acesso à Justiça
Discentes: Ana Paula Ribeiro, Angélica Ricarda Albuquerque Rezende, Janneyde Vasconcelos Nascimento.
2º lugar na categoria apresentação oral e credenciamento para o Congresso Internacional Semilleros de Investigación.
* Estigmatização do Indígena: A construção de um novo
Discentes: Thiago Silva Lima; Brunna Arruda
Credenciamento para 1ª Mostra do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Mostraciaba)
* Mulheres Encarceradas: da opressão social à repressão criminal
Discentes: Bruna Oliveira; Felipe Fontes
Credenciamento para 1ª Mostraciaba
*A realidade penal dos transtornados mentais
Discentes: Thallyane Barros Castro; Fernanda Arruda Leda Leite; Tracy Anne Duarte Leite;
- 2º lugar na categoria FECITEC Sênior em Ciências Sociais Aplicadas, Núcleo De Divulgação Cientifica da Região Tocantina; 3º lugar na categoria apresentação visual (pôster), Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina; 3º lugar na categoria método científico, Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina.
- Credenciamento para o VI Foro Internacional de Ciencia Y Ingenería;
* Tântalo Superação, Governo e Justiça Social - Diagnóstico dos Serviços Públicos na cidade de Imperatriz: Educação Especial e o respeito aos princípios da Dignidade Humana, Inclusão Social e Cidadania.
Discentes: Gabriela Fontineles Silva; Tayane Monteiro Romeu; Karoline Silva Costa
- Credenciamento para a 1ª Mostraciaba
* Diagnóstico dos Serviços Públicos na cidade de Imperatriz: Saúde, Dignidade Humana, Inclusão Social e Cidadania.
Discentes: Emily Monique Bezerra Puigseck; Taynara Viana Oliveira; Vanessa Gomes Fernandes da Silva.
- 3º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas e Credenciamento para Mostra Científico Norte Nordeste – MOCINN/ 2011, que acontecerá em Fortaleza/CE. (ASCOM/ UFMA – Núcleo Imperatriz)
Comentários