A construção civil também é destaque na cidade

Domingos Cezar

Ao completar recentemente, no dia 16 de julho, 162 anos de fundação, Imperatriz se consolida como o maior polo da indústria, do comércio, dos serviços e agora das universidades, se consolidando também como polo universitário. Esta vocação do município vem se concretizando nos últimos seis anos, desde o primeiro ano do mandato do prefeito Sebastião Madeira.
Desde as décadas de 60 e 70, a cidade sul-maranhense já se transformara num polo agrícola e pecuário, uma vez que o município, que tinha grande extensão rural, foi um dos maiores produtores do Brasil, exportando esse produto, devidamente beneficiado em dezenas de usinas de beneficiamento de arroz aqui instaladas, para vários estados de todas as regiões desse país.
As áreas que anteriormente produziam arroz foram sendo transformadas gradativamente em pastagens, tornando o município um grande polo pecuário, com centenas de propriedades rurais produtoras de gado. Essa vocação agropecuarista foi que motivou os pecuaristas da década de 60 a realizar em Imperatriz, no ano de 1969, a 1ª Exposição Agropecuária de Imperatriz - EXPOIMP, hoje em sua 46ª edição.
A implementação de diversos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC e a escolha do empresário e pecuarista Sabino Siqueira da Costa para ocupar essa importante pasta veio sacramentar o desejo do prefeito Sebastião Madeira de colocar o município, definitivamente, na rota do desenvolvimento.
Para tanto, o chefe do executivo municipal enviou à Câmara Municipal projeto de lei municipal 003/2010 – Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico, pela qual o empreendedor interessado em se instalar no município obtém incentivos fiscais. Isso veio atrair para Imperatriz médios e grandes empreendimentos nas áreas da indústria, do comércio, da construção civil, da agropecuária, enfim.
De acordo com o secretário Sabino Siqueira, que também é presidente do Sindicato Rural de Imperatriz – SINRURAL, a aprovação e consequente sanção da referida lei, pelo prefeito Sebastião Madeira, abriu as portas para dezenas de empreendedores que estão investindo no município. Ele entende também que não é apenas esse incentivo, “mas a cidade também está sendo preparada para recebê-los”, observa.
Outro grande passo no desenvolvimento de Imperatriz, como bem destaca o secretário Sabino Siqueira da Costa, foi a implantação das universidades públicas e privadas, além das faculdades e cursos de pós-graduação que têm atraído estudantes de dezenas de municípios de toda essa região. “Com isso, Imperatriz também se tornou um grande polo universitário do sul do Maranhão”.
O município de Imperatriz, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, também se destaca na realização de grandes eventos, os quais se consolidaram no calendário nacional. Ele cita como exemplo a Expoimp, que se realizou recentemente com grande sucesso; a feira de beleza, a feira de móveis que está acontecendo, a Fecoimp e o Salimp, que ainda se realizarão em setembro e outubro, respectivamente.