Visita ao cinturão verde
Reunião com pequenos produtores da Associação da Casa Familiar Rural de Coquelândia

A implantação do curso de Agronomia, por meio de parceria com o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), campus de Imperatriz, foi debatido na semana passada durante reunião realizada nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).
De acordo com Adriana Carvalho, gerente socioambiental da Suzano, é de suma importância a parceria com diversos segmentos da sociedade imperatrizense, como é o caso do IFMA, que contribui na formação de mão-de-obra local. “Temos que oferecer opções à comunidade na formação de mão-de-obra, contemplando inclusive a área rural do município de Imperatriz e da região Tocantina”, defende.
Ela observa que existe uma demanda muito grande por cursos de qualificação profissional de interesse da população em desenvolver atividades no campo, seja no agronegócio, na agricultura familiar ou extrativismo. “Existe um potencial enorme nessa área, onde queremos unir forças para que se torne uma agenda de desenvolvimento local”, argumenta.
Adriana Carvalho considerou louvável a visita feita pelo reitor do IFMA, Roberto Brandão, que verificou in loco a manifestação de interesse dos segmentos da sociedade pela implantação do curso e discutir com os parceiros alternativas para efetivação do novo curso na grade do IFMA, em Imperatriz. “É uma mensagem que sinaliza que é possível a implantação do curso, pois temos que trabalhar estratégias certas para conseguir esse novo curso”, diz.
A gerente socioambiental da Suzano enfatizou o apoio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) na articulação e no processo de desenvolvimento para viabilizar junto com os demais parceiros a implantação do curso de Agronomia. “Nós esperamos sempre que esses momentos aconteçam e que estejamos integrados a bons projetos que resultem em resultados à população”, disse.
O reitor Roberto Brandão explica que o objetivo é visualizar in loco a melhor área para construção da área física do campus de Agronomia, do IFMA, na cidade de Imperatriz, sendo pleiteado junto ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília. “Se não tivemos essas entidades organizadas: Associação Comercial, Sindicato Rural, Prefeitura de Imperatriz, parcerias privadas e o IFMA fica mais difícil conseguirmos implantar essa segunda unidade do IFMA”, frisa.
Ele conta que a instituição atenderá a grande demanda por qualificação de mão-de-obra não apenas em Imperatriz, mas no sudoeste do Estado do Maranhão. “Nós teremos a fixação, a capacitação e a qualificação do homem do campo no município de Imperatriz e em vários outros da região Tocantina”, acrescenta.