Imperatriz presente no XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, em Brasília

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos aconteceu na semana passada no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no campus da Universidade de Brasília (UnB). De Imperatriz, participou a bióloga Ivanice Cândido Lima, assessora de projetos especiais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma).
Ela explicou, durante entrevista à reportagem, que o evento organizado pela seção do Distrito Federal e pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos reuniu especialistas, profissionais, sócios e não sócios da ABES, para a atualização sobre temas de interesse nacional da gestão de resíduos sólidos. 
“Durante esse seminário, discutimos e identificamos problemas e tendências, alternativas de solução, cujas discussões foram abordadas tanto a dimensão técnica quanto as dimensões sociais, econômicas e políticas da gestão de resíduos sólidos”, relata a assessora, que observa exigências das leis federais nº 11.445 e 12.305 e das metas constantes no Plano Nacional de Saneamento Básico.
Ivanice Cândido ressaltou que em virtude da complexidade do tema sua abordagem exigiu o envolvimento de vários atores, cujo objetivo foi de mobilizar e articular a sociedade para a efetivação da política, aproveitando essa oportunidade privilegiada para articulação e sinergia de esforços. “Esse seminário foi considerado de suma importância, pois durante o evento discutimos várias temáticas, como o desenvolvimento institucional na gestão de resíduos sólidos, consumo sustentável e logística reversa, gestão regionalizada de resíduos sólidos e consórcios públicos e tecnologias apropriadas para o tratamento dos resíduos sólidos”, finalizou. (Gil Carvalho)