Trocar experiências, apresentar trabalhos e debater a gestão sustentável dos resíduos sólidos. Esse é o objetivo do Congresso Mundial de Resíduos Sólidos, realizado no período de 8 a 11 deste mês em São Paulo. O encontro reúne representantes de 68 países.

De Imperatriz, participa a assessora de projetos especiais, Ivanice Cândido Lima, da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), da Prefeitura Municipal. “É a primeira vez que o evento, organizado pela Internacional Solid Waste Association (Iswa), ocorre no Brasil”, disse.
Segundo ela, o Congresso reúne mais de mil participantes e é considerado o principal evento técnico internacional focado exclusivamente na apresentação de práticas, desafios e tendências para a gestão de resíduos. “Em paralelo também está sendo realizado o Fórum Global de Resíduos Sólidos, o IPLA-ONU, focado nas demandas dos municípios”, assinala.
Durante o encontro, serão mais de 200 apresentações técnicas, distribuídas em cerca de 20 sessões, que abordarão os principais assuntos relacionados com a temática dos resíduos sólidos, com destaque para as boas práticas e experiências de sucesso no encaminhamento de soluções adequadas.
“Esse evento é considerado de suma importância para Imperatriz, que implementa o pleno municipal de resíduos sólidos, inclusive com o projeto de coleta coletiva em condomínios e shoppings centers”, finaliza.