Gil Carvalho
O 8º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), reuniu no começo do mês mais de 350 pessoas que debateram sobre os avanços na implementação de políticas de gestão ambiental, coleta seletiva inclusão social (Lei Federal 12.305/2010) e sobre boas práticas em sustentabilidade na gestão pública.
De Imperatriz, participaram o secretário municipal de Administração e Modernização (Seamo), Iramar Cândido Lima e a Assessora de Projetos Especiais, Ivanice Cândido Falcão, da Prefeitura Municipal. “O evento teve como objetivo principal compartilhar práticas bem sucedidas de sustentabilidade nos órgãos públicos e ainda debater os avanços das políticas públicas nesta área”, explicou.
Iramar Cândido assinalou que a única prefeitura maranhense que participou do 8º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública, em comemoração aos 15 anos da A3P, foi a da cidade de Imperatriz. “Nós percebemos que essa modalidade A3P está bastante disseminada no Governo Federal e no Judiciário, com muitos bons exemplos, ganhando corpo no resto do Brasil”, frisa.
Segundo ele, Imperatriz é considerada atualmente modelo para o Maranhão e diversos outros estados brasileiros na política de controle de água e energia elétrica, pois muitos órgãos e municípios não sabiam como fazer esse controle de combate ao desperdício de água e energia. “Nós também assistimos a um trabalho semelhante realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), do Rio Grande do Sul, sobre controle de energia elétrica”, contou.
Iramar Cândido ressaltou que desde o primeiro mandato do prefeito Sebastião Madeira, em 2009, o município de Imperatriz adotou essa prática de controle e de combate ao desperdício de água e energia. “Nós implantamos recentemente com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) o projeto Coleta Seletiva nas dependências da Prefeitura de Imperatriz, começando pelo prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Administração e Modernização”, comemora.
A Assessora de Projetos Especiais, Ivanice Cândido Falcão, considerou de grande relevância a participação de Imperatriz no Fórum que comemorou os 15 anos de implantação do projeto A3P. “Nós temos recebido total apoio do prefeito Sebastião Madeira nessa questão de buscar conhecimento para que venha a ser implantado oficialmente essa Agenda Ambiental no município de Imperatriz”, contou.
Ela enfatiza que a prefeitura, desde o primeiro ano de mandato do prefeito Madeira, desenvolve várias práticas sustentáveis, porém defende a necessidade de ampliação dessas ações em benefício do meio ambiente. “Temos um prédio, ali próximo da Praça de Fátima, onde funcionam quatro secretariais municipais (Administração, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Comunicação) que desenvolve o projeto de Coleta Seletiva, inclusive antes de implantá-lo foi ministrado palestras com os servidores municipais”, finalizou.
Comentários