Hoje e amanhã, em Recife, será realizado o Fórum Regional das Entidades de Pessoas com Deficiência. Houve uma conversa entre a coordenadora do Fórum Regional das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia e a cidade de Imperatriz será representada no encontro regional, conforme informou a coordenadora da entidade, Maria da Conceição Silva, por entender que o conclave é muito importante para o setor. Ela adiantou ainda que, como o conselho está passando por transição, ainda não estava definido o nome da representante. “A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência analisará para que a escolha de representantes do conselho municipal seja paritária, conforme assegura a lei de criação do CMDPD”, frisou.
Acrescentou ainda que “vale salientar que o encontro tem como objetivos centrais a ampliação e o fortalecimento de conselhos de direitos e, portanto, a participação de municípios é de suma importância”.
A programação do encontro incluirá painéis a respeito da convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a implementação do Plano Viver Sem Limite na Região Nordeste, além de oficinas temáticas que possibilitarão aos participantes a construção coletiva de estratégias para a ampliação e o fortalecimento de conselhos municipais e estaduais de defesa de direitos das pessoas com deficiência.
Para possibilitar a participação de todas as pessoas de forma tranquila e segura, o CONADE providenciará local acessível para realização das atividades, recursos de acessibilidade e alimentação nos dois dias do encontro. O CONADE sugere que para garantir o direito a todos os envolvidos no processo aconteça de forma articulada com os estados e municípios, que os conselhos estaduais e municipais reúnam esforços no sentido de favorecer a participação do maior número de municípios: conselhos e conselheiros municipais, organizações não governamentais, movimentos sociais, gestores estaduais e municipais de direitos humanos e de direitos de pessoas com deficiência.
A Comissão de Articulação de Conselhos do CONADE estará em Recife no dia que antecederá o encontro para orientar e organizar, junto aos presidentes de conselhos estaduais, a metodologia das oficinas e as propostas de desdobramentos do encontro.
“Importante ressaltar que os participantes do encontro serão agentes multiplicadores das estratégias construídas e, ainda, terão a missão de monitorar os resultados do encontro em seus municípios e estados. Sendo assim, justifica-se a importância da paridade”, afirmou Antônio José, presidente do Conselho Nacional, em nota enviada às entidades regionais. (Willian Marinho)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14821
Comentários