Nesta quarta-feira, 28, acontece o maior evento de cinema simultâneo do país. O Dia Internacional da Animação (DIA) vai reunir uma mostra com diversos curtas-metragens de animações nacionais e internacionais que serão exibidos ao mesmo tempo em diversos países. No Brasil, cerca de 400 cidades participam do evento que, em Imperatriz, será promovido pela primeira vez por meio do projeto Espaço Cultura.
Dentre os vários objetivos que a programação pretende alcançar está o de potencializar o trabalho de diretores brasileiros em diversas regiões, além de promover debates, revelar talentos e estimular o interesse do público pelo cinema local. O intercâmbio e a troca de experiência também é um dos focos da programação, uma vez que produções internacionais também fazem parte do evento.
A mostra será exibida nas categorias Nacional, Infantil, Mostra Olhar Brasil de Animação, Paulista e Internacional, que apresentam diversas técnicas como 2D, 3D e Stop Motion. Entre os trabalhos apresentados está o curta O Átomo Brincalhão, dirigido por Roberto Miller; O Extraordinário Caso do Sr. A, dirigido por Jackson Abacatu, e a animação Miss & Grubs, dirigida por Jonas Brandão e Camila Kamimura.
Para o idealizador do Espaço Cultura, Everton Pinheiro, o DIA marca um momento importante para o país e também é uma forma de derrubar algumas ideias que giram em torno do cenário da animação. “É um mercado que cresce cada dia mais e o Brasil tem se tornado um grande celeiro de artistas nessa área. E ainda temos essa chance de levar essa linguagem pra ser apreciada pelas pessoas, que ainda têm essa associação equivocada de que a animação é algo infantil, sendo que temos essa diversidade para todas as faixas etárias”, explica.
O evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira (28), a partir das 19h30, no Espaço Cultura do Imperial Shopping. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15442
Imperatriz participa da 12ª edição do Dia Internacional da Animação
Data é comemorada em 40 países simultaneamente com mostra de curtas-metragens animados
Comentários