Contribuir para preservação ambiental desenvolvendo o hábito da coleta seletiva. Esse é o conceito norteador do projeto ECOCEMAR, desenvolvido pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Com pouco mais de um ano na cidade, a Companhia inaugura o segundo posto de coleta na cidade, localizado no 3º Batalhão da Polícia Militar, situado na Rua Leôncio Pires Dourado, nº 753, bairro Bacuri.
A inauguração do novo posto ocorreu na manhã dessa quarta-feira (10) e contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; do comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), Tenente Coronel Antônio Markus Lima; do secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Richard Sebba; do gerente de Planejamento da Cemar, José Carlos Nascimento, parceiros do projeto e colaboradores da Companhia.
O comandante do 3º BPM destacou o significado da parceria da Polícia Militar com o projeto. Ele falou sobre como iniciativas como essa ajudam a sociedade e aproximam a corporação de todos. “Nós vimos nesse projeto a possibilidade de ajudar a população carente, principalmente, do entorno do riacho Bacuri e também da população ribeirinha. O recolhimento do material reciclável não só beneficiará com a não poluição de rios, lagos e nascentes, como também na economia da conta de energia”, ressaltou o Tenente Coronel Antônio Markus Lima.
Resultados - Inaugurado no ano passado, o primeiro posto do ECOCEMAR coletou mais de 133 toneladas de resíduos que foram encaminhadas para a indústria da reciclagem. Nesse período, já foram mais de 10 mil reais de desconto na conta de energia em troca de resíduos recicláveis ao projeto.
O gerente de Planejamento, José Carlos Nascimento, salientou os investimentos da Cemar para acompanhar o crescimento de Imperatriz e que o trabalho do ECOCEMAR também segue essa diretriz. “Nos últimos dois anos, a cidade de Imperatriz ganhou duas subestações, Santa Rita e Beira-Rio, e uma terceira já está em planejamento. Agora nós estamos inaugurando o segundo posto do ECOCEMAR e já estamos mapeado um terceiro”.
Ele também explicou o funcionamento do projeto.
“Faz parte do Programa de Eficiência Energética, autorizado pela Aneel, que é sustentado por três pilares: ambiental, social e econômico. O ambiental é dado pela contribuição pessoal de cada cidadão para preservação do meio ambiente por meio da reciclagem. O social é por meio do incentivo à cultura da coleta seletiva. E terceira dimensão é a econômica com a troca desse resíduo por desconto a conta de energia”, descreveu.
Reconhecimento – O prefeito Sebastião Madeira elogiou a iniciativa da Cemar. “O lixo vai se tornando um problema de difícil solução. Toda iniciativa que vier para mostrar para as pessoas que a quantidade de lixo que vai para o seu destino final pode ser menor, por meio da reciclagem, é válida. Essa é uma contribuição importante da Cemar para esse questão”, disse.
Incentivada pelo projeto, a empresária Dorvalina Viana conta que o descarte adequado do lixo sempre foi uma preocupação sua e que com o ECOCEMAR pode contribuir de forma mais eficiente para preservação do meio ambiente. “E a gente se preocupou a orientar os funcionários. Como eu tenho uma loja de conveniência eu ficava muito preocupada com o tanto de plástico, o tanto de lixo de que ia para a natureza. E o incentivo que eu dei para ele foi que esse valor descontado na conta de energia seria para eles. Para incentivá-los a juntar todos os recicláveis”.
O posto do ECOCEMAR funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 15h às 17h. Além dos clientes residenciais, empresas e indústrias também podem participar, porém não podem ter descontos na sua conta. Nesse caso é possível doar para alguma instituição beneficente ou qualquer unidade consumidora residencial.
O programa aceita papel branco, papelão, jornal, livros, revistas, papel misto, bateria de celular, pilhas, aparelho celular, bronze, aço inox, alumínio, ferro, chumbo, PET, plásticos diversos, filme, tetra pak e óleo de cozinha. (Assessoria de Imprensa da Cemar)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15103
Imperatriz ganha segundo posto do projeto ECOCEMAR
Instalado em 2013, o sucesso do projeto já prevê a implantação de um terceiro posto ainda este ano
Comentários