Mais que uma campanha. Um convite à reflexão. Na noite de quinta-feira (23), a equipe multidisciplinar da Oncoradium participou de uma Mesa Redonda com a comunidade acadêmica da Unisulma. Na ocasião, os inscritos no evento receberam orientações sobre a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama.
“A principal arma contra o câncer de mama é a informação”, aponta o radioterapeuta Ricardo Nakamura. De acordo com o especialista, no mês de outubro há muitos esforços para conscientizar a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Imperatriz ganha muito com o movimento Outubro Rosa, mas é preciso estar vigilante o ano todo”, completa.
Para a presidente da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), Glória Cortez, as ações desenvolvidas em parceria com a Oncoradium e a Unisulma fortalecem o trabalho voluntário. “Vamos sempre unir forças para que esta campanha cresça e aumente o número de adeptos”, comenta. Ela destaca, ainda, que a Ampare não é uma entidade só de mulheres. “Homens, precisamos da colaboração de vocês para o aperfeiçoamento das nossas tarefas”, convoca.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Unisulma, Erika Tourinho, enfatizou o papel social da Oncoradium no combate ao câncer na região Tocantina. “É preciso enaltecer o interesse desta equipe em promover conhecimento e bem estar”, aponta.
Diagnóstico e tratamento - Abordando fatores de risco, diagnóstico e tratamento do paciente oncológico, a mobilização reuniu os seguintes especialistas: Dra. Germana Zélia (mastologista e ginecologista), Dr. Altieres Arruda (oncologista clínico), Dr. Gumercindo Filho (cirurgião oncologista), Ricardo Nakamura (radioterapeuta), a enfermeira Danielle Dias e a nutricionista Arleia Mozer.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15141
Comentários