O Quebrando o Siêncio combate especialmente a violência doméstica e este ano alerta sobre o suicídio

Foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira, 26 de junho, um Projeto de Lei que combate a violência em todas as suas formas, especialmente a doméstica. Trata-se do Quebrando o Silêncio, coordenado pelos adventistas há 16 anos e que agora ganhou adesão municipal. 
O autor da proposta foi o vereador João Silva, que explica o que o levou a apoiar essa causa "Deu certinho com minha ideia, desde criança eu sempre tive um cuidado com os mais frágeis, gostei do projeto, me envolvi e estou aqui não só a serviço da sociedade, mas também a serviço de Deus, eu quero fazer tudo o que agrada a Ele e cuidar das classes menos favorecidas", frisou.
Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovida anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002. 
Em 2017 a campanha combateu o abuso sexual e este ano, a campanha cuja dia de ênfase é o quarto sábado de agosto, alerta sobre o suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a 17ª principal causa de mortes em todo o mundo, com 800 mil vítimas anuais. Isso equivale a um óbito a cada 40 segundos. Os motivos que levam ao suicídio são variados e complexos. Podem ser decorrentes de um distúrbio mental, como depressão e ansiedade, de um abuso sexual, e de problemas sociais.
A coordenadora do projeto para toda a região sul do estado, a também psicóloga Raquel Duarte, comemora a decisão do legislativo: "Essa conquista foi um sonho realizado! Nossa intenção é fazer a comunidade saber que há uma igreja que se preocupa com o bem estar físico, mental, social e espiritual da mulher e também da família. Este ano estaremos quebrando o silêncio contra o suicídio, orientando como proceder diante dos problemas e evitar o isolamento", explicou.
Na semana que antecede o dia da ênfase, as escolas de Imperatriz recebem palestrantes que distribuem revistas educativas tanto para crianças quanto para jovens e adultos, além de conscientizar em rádios, programas de televisão e passeatas sobre os males da violência e suas consequências psicológicas quando não denunciadas.
Todos os materiais da campanha tais como revistas, panfletos, outdoors, camisetas, palestras e banners podem der baixados gratuitamente em http://quebrandoosilencio.org/ (Simone Joe - Assessoria de Comunicação da Igreja Adventista no sul do Marahão/TV Novo Tempo)