Vista aérea da cidade de Imperatriz, fundada em 16 de julho de 1852

De pequena povoação às margens do rio Tocantins a metrópole da região sul maranhense. Esta é a cidade de Imperatriz, localizada no sudoeste do estado, distante 640 km de São Luís. O segundo maior município do estado é uma das cidades que mais se desenvolvem no Maranhão, principalmente nos últimos três anos, com a determinação da governadora Roseana Sarney de incentivar a instalação de empreendimentos industriais e investir em infraestrutura e ações sociais, atividades que são colocadas em prática pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura.
Fundada em 16 de julho de 1852, por Frei Manoel Procópio, a cidade completa 160 anos com uma população de 247.505 mil habitantes, vindos de várias regiões do país. Até o final da década de 1950, era uma bucólica cidade pequena do interior, à época com 14.064 mil habitantes. A grande virada nos destinos do lugar veio com a construção da rodovia Belém-Brasília (BR-010) em 1958, quando teve grande expansão populacional e econômica com atividades como a exploração de madeira e setor pecuário.
Atualmente, a cidade virou um polo na oferta de serviços, não só para o Sul do Maranhão, mas, também, para o norte do estado do Tocantins e sudeste do Pará, nas áreas de educação, saúde, comércio, comunicações, entretenimento.
Outro detalhe é que Imperatriz é entreposto de suporte para outros investimentos em municípios da Região Tocantina, com a Hidrelétrica em Estreito, a produção de soja em Balsas e o turismo ecológico de Carolina. Por isso, alguns setores, como o hoteleiro, imobiliário, turístico, indicam demandas que apontam para grandes possibilidades de crescimento nos próximos anos.
O polo, também, se consolida com o aprimoramento das atividades de agricultura e pecuária e, nos últimos três anos, a cidade começa a experimentar um novo momento: o ciclo da industrialização.
A percepção do novo momento econômico já é de fácil visualização pelas ruas da cidade. Por todos os lados surgem indícios desse boom de desenvolvimento, principalmente com o início do processo de instalação da fábrica da Suzano Papel e Celulose no município e a chegada de outras empresas e profissionais vinculados ao setor.
A cidade experimenta uma segunda transformação econômica, que está gerando oportunidades de negócios e emprego. Novos empreendimentos de médio e pequeno porte se consolidam, o que está alavancando a economia regional.
No setor comercial, a expansão é vivenciada com o crescimento do setor de supermercados, incluindo a instalação do Atacadão Multisserviços (bandeira do Grupo Carrefour) e o funcionamento do Shopping Tocantins, com lojas de redes nacionais e de fast food, ampliando o leque de produtos e serviços à comunidade. Nos próximos meses, Imperatriz contará com mais um shopping, o Imperial.

Ações do Governo

Para contemplar as transformações na cidade, o Governo do Maranhão incrementou o trabalho por Imperatriz ao longo dos últimos três anos. Estão sendo colocados em práticas investimentos nos setores de educação, saúde, infraestrutura, cultura, meio ambiente, segurança pública e social.
Entre as realizações do Governo do Estado, a duplicação da Avenida Pedro Neiva de Santana, a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o funcionamento do Distrito Industrial, a construção do Centro de Formação dos Professores, o asfaltamento de 25 km de ruas, melhorias na infraestrutura e ampliação da oferta dos leitos de UTIs neonatal no Hospital Materno Infantil, o aporte extra nos recursos da saúde enviados para a Prefeitura de Imperatriz e atendimento especializado no tratamento do câncer.
O Governo do Maranhão está investindo muito em tecnologias voltadas para a atração de novos empreendimentos e melhorias em equipamentos e mão de obra de segurança pública das polícias Civil e Militar, na promoção de eventos culturais como as festividades de Carnaval e São João e apoio e incentivo aos eventos tradicionais como Salão do Livro (Salimp) e a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).
A governadora Roseana reafirmou o compromisso com a população de Imperatriz e concluiu as obras do Estádio Frei Epifânio (modificando e promovendo melhorias no projeto original), a ponte Dom Affonso Gregory e Terminal Rodoviário Governador Jackson Lago.

Empregos e capacitação

Imperatriz vem recebendo investimentos da ordem de R$ 10 milhões em capacitação profissional voltada para construção civil e montagem industrial, graças ao Programa Capacitar, parceria do Governo do Maranhão, Suzano e prefeitura.
O programa prevê 5.640 vagas para qualificação e certificação em 17 cursos, entre eles pedreiro, armador de ferragens, instalador hidrossanitário, montador de andaime, caldeireiro, encanador industrial, soldador de estrutura metálica, mecânico e outros.
O esforço conjunto busca qualificar, previamente, trabalhadores de Imperatriz e região, no intuito de contratar o máximo possível de mão de obra local na instalação de grandes empreendimentos no município, a exemplo da fábrica de papel e celulose da Suzano, que deverá ser a segunda maior do mundo. Os cursos são totalmente gratuitos. (Marcelo Júnior)