A cidade de Imperatriz recebe mais uma escola totalmente reformada e ampliada pela prefeitura, por meio da SEMED

Na manhã de hoje (15), a cidade de Imperatriz recebe mais uma escola totalmente reformada e ampliada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Desta vez, os beneficiados são os alunos do povoado 1700, que recebem a Escola Municipal Afonso Pena, com quatro salas de aula, uma secretaria, uma sala de gestora, um laboratório de informática, uma sala de recursos multifuncionais, uma sala de professores, uma cozinha, um refeitório, um almoxarifado, uma biblioteca, banheiros femininos, banheiros masculinos, banheiros com acessibilidade, área externa coberta, bebedouros, escovódromo e chuveiro para a educação infantil.

“Realizamos construções, reformas e ampliações em todos os povoados da zona rural de Imperatriz. A preocupação da Secretaria de Educação é proporcionar uma educação de qualidade em todas as unidades escolares, independente da sua localização”, explicou a professora Maria da Piedade Oliveira da Silva, coordenadora do Setor de Educação do Campo.
Histórico - A Escola Municipal Afonso Pena foi fundada em janeiro de 1970, pelo prefeito Renato Cortez Moreira, em seu primeiro mandado na prefeitura desta cidade, atendendo a uma solicitação do senhor João Vieira da Silva, morador deste povoado na época. Sabendo da necessidade da construção de um colégio nesta localidade, pediu que fosse construído o mesmo.
O patrono desta escola foi escolhido por ser um homem muito ilustre na história do nosso país. Ex-presidente da República de 1906-1909, advogado e professor, mostrando sua competência nos cargos que ocupou, Afonso Pena era o nome desse grande patriota. A inauguração da mesma se deu em 15 de março de 1970, funcionando nos turnos matutino e vespertino, com alfabetização e 1ª à 4ª série do ensino fundamental em salas multisseriadas, continuando assim até os anos 1990.
A primeira professora desta escola foi Marinalva Silva de Mercedes, residente até hoje no povoado de Lagoa Verde. Na época, tinha apenas 14 anos. Elson Lopes Alves, professor efetivo da escola, foi eleito no primeiro processo eleitoral deste estabelecimento de ensino após a inauguração da reforma.
O mesmo ficou no mandato nos anos de 2008 e 2009. Em março de 2007, iniciou a ampliação e construção da nova escola Afonso Pena. A mesma foi inaugurada no dia 26 de novembro de 2007. No ano seguinte volta à diretoria a professora Maria Evanderly como candidata de chapa única eleita com a maioria dos votos, para exercer o mandato de dois anos, onde foi reeleita 2 vezes e ficou de 2010 até 2015. (Luana Barros / ASCOM)