Nesta semana, o município de Imperatriz, por intermédio do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proepi/Eja), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu prêmio de ‘Boas Práticas’ na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o “Rio + 20”. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a participação de representantes de diversos países.
Segundo a coordenadora do Proepi/Eja em Imperatriz, Francisca Feitosa Oliveira, o prêmio foi resultado do desenvolvimento de boas práticas e projetos exitosos que o programa realizou em escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz.
“Em março deste ano o Proepi/Eja participou do ‘I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável de Pequenos Negócios, Qualidade Ambiental Urbana e Erradicação da Miséria’, em Brasília (DF), através da experiência com foco na Educação Empreendedora. Destaco que o Proepi/Eja atendeu a um dos objetivos do edital, que é estimular o desenvolvimento local sustentável, com valorização dos pequenos negócios; a formalização, capacitação e desempenho criativo dos empreendedores individuais no processo de desenvolvimento local. Participamos do Rio + 20 no stand da Frente Nacional dos Municípios (FNP), de quem recebemos a premiação, que ficamos muito gratos e satisfeitos”, explicou.
O secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, explica em que consiste o programa, que representou Imperatriz no Rio + 20. “O Proepi/Eja participou do evento apresentando os resultados alcançados e os impactos positivos no que diz respeito à orientação por meio de palestras sobre o Empreendedor Individual, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, das consultorias e elaboração do Plano de Negócios, visando o reconhecimento das vantagens e benefícios da formalização dos negócios, considerando que o público empreendedor do EJA são informais”, disse.
Francisca Feitosa explica, ainda, como se estruturam os encontros com alunos. “A metodologia adotada e os recursos audiovisuais utilizados proporcionaram a interatividade com o público alvo por meio do diálogo, gerando impactos positivos, como o reconhecimento da valorização da mulher nos espaços de decisão e poder, tendo como referência o espaço familiar, estendendo-se ao mercado de trabalho e a representatividade política. O Proepi/Eja tem se destaco em Imperatriz, em toda a região tocantina e Brasil. Esta é uma ação de Imperatriz, o projeto foi criado por nós, é criativo e único em todo o país”. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14435
Imperatriz é premiada por boas práticas na “Rio + 20”
Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação recebe reconhecimento na conferência realizada no Rio de Janeiro pelas Nações Unidas
Comentários