Rosélia Albuquerque, assistente social e coordenadora do NASF, ao lado de assessores do Ministério da Saúde e a coordenação do Estado

Em decorrência das inúmeras ações desenvolvidas ao longo dos últimos 18 meses nas áreas de promoção e prevenção da saúde, Imperatriz foi inscrita na I Mostra de Ações Integradas em Saúde dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios do Estado do Maranhão e no I Concurso Maranhense de Experiências do NASF.
A cidade de Imperatriz concorreu com 73 municípios de diversas regiões do Estado e aproximadamente 130 projetos. Dos 130, 52 foram aprovados, entre os quais Imperatriz, que recebeu a placa Trabalho e Destaque 2011.
De acordo com Rosélia Albuquerque, coordenadora do NASF, a cidade de Imperatriz apresentou dois projetos que foram previamente selecionados e um deles aprovado pela comissão examinadora do Estado.
Rosélia Albuquerque representou a Secretaria de Saúde de Imperatriz fazendo a exposição do projeto a concorrer: “Programa Corpo e Saúde”, desenvolvido pelos profissionais do NASF no qual trabalha com a política de interface com o programa HIPERDIA - sob a coordenação de Vanessa Aguiar, mentora do projeto.
O Programa Corpo e Saúde vem sendo desenvolvido em dois polos da cidade (Beira-Rio e Aeroporto) às terças e quintas-feiras, sempre às 05h30. Durante o evento, são realizadas avaliação/e orientação nutricional e sobre atividades físicas, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
O projeto vem de encontro às orientações do Ministério da Saúde, proporcionando à comunidade a adesão à prática de atividades físicas com mudanças de hábitos alimentares, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida dos munícipes de Imperatriz.
De acordo com a coordenadora do NASF, atualmente cerca de 15 mil pessoas participam das atividades físicas promovidas e orientadas pelos profissionais do NASF em todo o município.
Rosélia disse ainda que a maior procura pelas atividades oferecidas pelo NASF é do sexo feminino. A coordenadora fez um alerta aos homens que geralmente têm uma vida sedentária em decorrência das inúmeras atividades profissionais. “Espero que em 2012 os homens tenham uma participação atuante na realização das atividades físicas, o que irá melhorar diretamente no desenvolvimento das atividades profissionais e diretamente em uma maior expectativa de vida.
O outro projeto de Imperatriz que participou da I Mostra de Ações Integradas em Saúde dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios do Estado do Maranhão e I Concurso Maranhense de Experiências do NASF foi sobre Saúde Mental, o qual foi apresentado pela psicóloga do NASF, Jacqueline Lopes Teixeira (Equipe Santa Rita).