O último senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou que a cidade de Imperatriz conta com mais de 250 mil habitantes. E para possibilitar que todas estas pessoas tenham mais conforto, a Cemar tem investido para garantir qualidade no fornecimento da energia elétrica.
Imperatriz comemora, nesta quinta-feira, 163 anos e a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) projeta manter no município o nível de investimento de anos anteriores, algo em torno de 03 (três) milhões de reais em obras, que visam fortalecer ainda mais a distribuição de energia na cidade e região.
Todos esses recursos irão beneficiar desde o consumidor residencial até os grandes empreendimentos, e serão aplicados em rede de alta e baixa tensão, intervenção de segurança, trocas de equipamentos no fim da vida útil e atendimentos de universalização, ou seja, novas ligações de clientes que antes consumiam energia elétrica de forma irregular ou não possuíam energia elétrica.
Somente no primeiro semestre deste ano, foram feitas mais de 1.452 novas ligações apenas em Imperatriz. “Todo esse investimento visa levar uma energia de qualidade e com segurança para a população imperatrizense”, garante o técnico de distribuição da Cemar, Guilherme Miranda. O técnico conta que para atender todas as demandas de uma grande cidade, a Companhia tem procurado investir no fornecimento de energia elétrica e contribuir para o desenvolvimento do município de forma eficaz.
Ainda, segundo Guilherme, cerca de 50 mil clientes em toda a cidade serão favorecidos com todo esse aporte de investimentos, mesmo em meio à crise econômica que o país enfrenta.
O executivo de manutenção e expansão da Companhia, Danilo Arraes, cita que a empresa já investiu uma parte dos recursos previstos para este ano, e o restante será empregado no segundo semestre. “Esses investimentos também vêm sendo priorizados na região de Imperatriz devido ao seu amplo crescimento, não só do comércio, mas da indústria e o aumento do número de novas unidades consumidoras residenciais”.
Apenas no ano passado, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega de uma subestação no bairro Beira Rio. Conforme Danilo, a previsão é que mais duas subestações sejam entregues. Juntas, irão favorecer a parte rural de Imperatriz e cidades circunvizinhas, como Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene e Davinópolis.
Crescimento – O aumento das solicitações de novas ligações evidencia o crescente desenvolvimento do município, quando comparado o primeiro semestre de 2015 em relação ao ano anterior. Apenas em novas ligações industriais, foi registrado o crescimento de 2,75%; já na classe residencial, esse número cresce ainda mais, 4,1%.
A cidade possui uma variedade de serviços, nos mais diversos setores da economia, tais como agricultura, pecuária, indústria e comércio. (Assessoria de Imprensa da Cemar)